Marketing digital para psicólogos: como deveria ser?

Marketing digital para psicólogos: como deveria ser?

Como fazer marketing digital para psicólogos? Essa é uma dúvida muito frequente entre os profissionais de saúde mental. No entanto, apesar de algumas particularidades, as ferramentas e estratégias se assemelham àquelas utilizadas por outros médicos.

Pensando nisso, preparamos este artigo, para explicar um pouco mais sobre o conceito de marketing digital e também apresentar os canais que são mais eficazes para os psicólogos. Acompanhe!

O que é marketing digital para psicólogos?

Com a popularização da internet, as estratégias de marketing para atrair e fidelizar pacientes foram digitalizadas, surgindo o conceito de marketing digital. Embora as ações convencionais ainda sejam, em parte, eficientes, elas passaram a ter um alcance menor e, consequentemente, tornaram-se menos efetivas.

Hoje, com um número de usuários em crescente expansão, os canais digitais representam grandes oportunidades para todo tipo de negócio, inclusive para os profissionais de saúde mental, como os psicólogos e psiquiatras.

De acordo com a plataforma Vittude, após análise das respostas aos testes de depressão, ansiedade e estresse (DASS-21), a Universidade de New South Wales, na Austrália, identificou que 86% das pessoas apresentam indícios de algum transtorno mental.

Assim, ao observarmos essa estatística, é possível perceber que há uma considerável parcela da população mundial necessitando de auxílio médico. Entretanto, como se tornar relevante em meio à ampla concorrência e passar a ser a opção desses pacientes? A resposta é simples: implementando estratégias de marketing digital para psicólogos.

Com isso, você desfrutará de uma série de benefícios que aumentarão sua lucratividade, fortalecerão sua presença digital e promoverão o crescimento exponencial da sua autoridade. 

E-book completo: BONS médicos PRECISAM de um BOM marketing!

Como essa estratégia beneficia o profissional?

O marketing digital para psicólogos é um recurso utilizado por profissionais de diferentes realidades, seja para consultórios de pequeno porte ou para clínicas com grandes orçamentos. 

Contudo, em função da alta demanda de pacientes e da necessidade de ampliar o seu conhecimento técnico, muitos profissionais contratam profissionais ou agências especializadas em marketing digital.

No entanto, se essa não é a sua realidade, saiba que é perfeitamente possível desenvolver e executar algumas estratégias básicas de marketing médico e, consequentemente, usufruir dos seguintes benefícios:

  • Aumento da lucratividade: com essas ações, você é mais facilmente encontrado na internet por pessoas que buscam pela sua especialidade. Além disso, ao se tornar uma autoridade, transmite maior credibilidade para o público;
  • Fortalece a presença digital: todo profissional que almeja o sucesso precisa se inserir nos canais digitais. Nesse sentido, as estratégias de marketing médico promovem o fortalecimento da sua presença neste ambiente;
  • Crescimento da autoridade: ao atrair mais pacientes e ampliar sua presença digital, a conquista do status de autoridade é uma consequência natural. Com isso, você se torna uma referência na sua área;
  • Educar o público: no marketing digital, você pode produzir conteúdos que eduquem o público. Atualmente, os transtornos mentais estão muito presentes na população. Por isso, eles precisam ter acesso a informações confiáveis sobre o assunto;
  • Aproximação entre médico e paciente: com o uso de algumas ferramentas, você pode estreitar o relacionamento com seus pacientes, criando um ambiente favorável para que ele exponha seus sentimentos durante o atendimento.

Enfim, esses são apenas alguns dos benefícios que são alcançados com o desenvolvimento de estratégias assertivas de marketing digital para psicólogos. Agora que você já tem as razões necessárias para investir nessas ações, conheça as ferramentas mais importantes para esse fim.

Quais as principais ferramentas de marketing digital para psicólogos?

A internet está diretamente relacionada com o conceito de infinitude, ou seja, a ideia de que não tem fim. Nesse contexto, existe uma grande infinidade de recursos a serem utilizados no ambiente virtual.

Mas para que as estratégias sejam mais assertivas, uma dica importante é utilizar ferramentas já testadas por outros profissionais de saúde. A seguir, explicaremos um pouco mais sobre cada uma delas.

Links patrocinados

Provavelmente, você já se deparou com os links patrocinados ao navegar pela internet. Quando utilizamos os mecanismos de busca, como o Google, esses links são aqueles primeiros resultados que aparecem após uma pesquisa.

Da mesma forma, os links patrocinados estão presentes nas redes sociais, blogs e diversos outros canais. Mas para ocupar esse lugar de destaque, é preciso pagar ao buscador. O valor investido varia de acordo com as características do anúncio e da concorrência pela palavra-chave escolhida por você.

Ainda, entre as principais vantagens desse recurso estão o rápido retorno do investimento, a amplificação dos resultados de outras estratégias, o aumento no número de conversões e o fortalecimento da marca e da autoridade.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a ferramenta mais importante de uma estratégia de marketing digital para psicólogos. Isso porque, com o fácil acesso à internet, as pessoas estão cada vez mais consumindo conteúdos relacionados à saúde.

Assim, para que você se torne uma referência para o seu público e esteja frequentemente nas primeiras páginas de resultados do Google, é necessário investir na produção de artigos e postagens relevantes para as pessoas.

Nesse caso, a criação de um blog é a etapa básica para construir sua autoridade. Outros recursos interessantes são os e-books, podcasts, produção de infográficos, criação de webinars, vídeos, posts para as redes sociais etc.

Canal indispensável no marketing digital para médicos: site

Embora os perfis no Facebook, Instagram e em outras plataformas sejam uma excelente forma de divulgar suas informações profissionais, desenvolver o seu próprio site médico é uma ação essencial para sua estratégia.

Isso porque, diferente das redes sociais, você é o proprietário da sua página e pode personalizá-la à sua maneira. Além disso, o site é parte importante na conversão de visitantes em pacientes, principalmente se oferecer recursos como o agendamento online.

Redes sociais

Em função dos milhares de usuários existentes apenas no Brasil, as redes sociais não podem ser ignoradas e precisam integrar sua estratégia de marketing digital para psicólogos. Mas é preciso conhecer as características de cada uma das principais plataformas.

Nesse sentido, o Facebook, por exemplo, é indicado para o relacionamento com os pacientes, respondendo dúvidas e promovendo o engajamento. Ademais, o Instagram também é um excelente canal para estreitar os laços e fidelizar pacientes.

Por fim, o YouTube é parte importante das ações de marketing de conteúdo. Nessa plataforma, você pode se apresentar para os usuários e demonstrar todo o seu conhecimento técnico. 

E-mail marketing

Assim como as redes sociais, o e-mail também conta com milhares de usuários. Além disso, é muito comum que as pessoas permaneçam com o mesmo endereço de e-mail durante toda a vida, o que torna o e-mail marketing uma estratégia muito assertiva.

Ainda, trata-se de uma ferramenta versátil utilizada para o envio de qualquer tipo de mensagem, desde felicitações em datas comemorativas até as instruções de um tratamento ou orientações sobre doenças e preparo de procedimentos.

Enfim, o marketing digital para psicólogos traz uma infinidade de possibilidades para os profissionais de saúde. Assim, se você busca melhorar seus resultados, atrair mais pacientes e construir uma sólida presença digital, não perca tempo e inicie o planejamento das suas estratégias.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: