Muitas vezes, proprietários de clínicas e consultórios médicos veem o marketing exclusivamente como uma forma de publicidade. É comum, de fato, que o chamado marketing médico seja estereotipado como autopromoção ou mesmo uma prática antiética.
A questão é: caso você ainda pense dessa forma ultrapassada, é muito provável que esteja perdendo a oportunidade de aumentar substancialmente o seu volume de atendimentos.
Marketing médico é um conjunto de ações que ajudam a melhorar a percepção das pessoas sobre o seu trabalho, conquistar um maior volume de pacientes e, consequentemente, aumentar o faturamento.
Essas atividades podem gerar objetivos estratégicos para o seu negócio, tais como dobrar a lucratividade, melhorar sua autoridade, se diferenciar dos concorrentes, preparar o público para a inserção de novos serviços, manter presença no mercado ou combater a publicidade negativa.
Como em qualquer tópico, há muitas atividades que podem ser consideradas “boas práticas”, como planejamento estratégico, relação pós-consulta, dentre outras. Do outro lado da moeda, também existem ações que são consideradas “más práticas”, como é o caso da publicidade avulsa sem base em uma estratégia de marketing bem elaborada e a autopromoção.
Competência e excelente atendimento continuam a ser fatores decisivos para manter um consultório cheio. Da mesma forma, o investimento na formação acadêmica e o cuidado com a estrutura física da clínica são requisitos para se conquistar espaço e diferencial no mercado.
Por outro lado, todos esses esforços não significam muito se o profissional não consegue atrair pacientes e/ou aumentar o seu número de consultas – e é aí que a importância de um marketing médico bem feito entra em cena.
Mesmo hoje, com a Internet tão consolidada e disseminada no dia a dia, é comum que profissionais da saúde associem estratégias de publicidade e marketing a algo negativo, sensacionalista ou mesmo vetado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). A verdade, no entanto, é que é perfeitamente possível lançar mão de um marketing médico ético e que traga excelentes resultados.
Pelo que observamos, na prática, quem está aplicando o marketing médico com excelência, está colhendo ótimos resultados!
É preciso ter em mente que o comportamento do paciente mudou e que “nadar contra a corrente” não é uma alternativa interessante. Ele percorre uma série de etapas até chegar a um consultório, o que chamamos de jornada do paciente.
Uma pesquisa conduzida pela Google provou que a Internet é ativamente utilizada na busca de informações médicas e de saúde, com grande destaque para os motores de busca (a exemplo do próprio Google).
A análise mostrou que 99% dos entrevistados (a pesquisa ocorreu em centros com mais de 100.000 habitantes) disseram que recorrem à internet para pesquisa de questões médicas e relacionadas à saúde. Esse número é quase o dobro em relação aos pacientes que recorrem aos profissionais de saúde para tirarem suas dúvidas (57%).
De fato, é na ferramenta que as pessoas geralmente vão procurar dados sobre seus sintomas e pesquisar especialistas com boas avaliações. A relação médico-paciente mudou e é cada vez mais imprescindível investir em visibilidade – do seu nome, da sua experiência e da clínica/consultório em que atua.
Nos dias de hoje, o consumidor está cada vez mais exigente e atualizado, e seus pacientes (atuais e potenciais) não fogem à regra. Esperar que somente o “boca a boca” faça todo o trabalho, como antigamente, não é o caminho mais sensato para a maioria dos médicos!
Com tudo isso em mente, preparamos um guia definitivo, detalhado e completo com tudo o que você precisa saber para apostar em marketing médico e atrair e fidelizar mais pacientes. Neste conteúdo, você vai descobrir:
A reflexão do início do texto já dá pistas sobre os benefícios de se investir na ferramenta: quem não o fizer, afinal de contas, muito provavelmente vai ficar para trás. Vale lembrar que o marketing médico não serve apenas para atrair pacientes, mas também para fidelizá-los e ajudá-los ao fornecer informações importantes sobre saúde.
Este marketing também não anula (de forma alguma!) a importância de um bom atendimento presencial, assim como investir em ferramentas digitais de divulgação não substitui a relação médico-paciente tradicional.
É preciso entender que o marketing médico não é nenhum bicho de sete cabeças, e sim um (excelente) aliado para oferecer o melhor serviço possível na sua especialização, manter os seus pacientes satisfeitos e aumentar a lucratividade do consultório.
Dentre algumas das suas principais vantagens, podemos citar:
Além disso, como já mencionamos, uma estratégia de marketing médico bem realizada também é benéfica para o próprio paciente, que passa a usufruir de conteúdos úteis sobre saúde e bem-estar e de um contato mais estreito e facilitado com seu médico (através de canais como um site que possibilita o agendamento de consultas online e e-mail marketing, por exemplo).
É interessante destacar, ainda, que mesmo o médico que já tem um bom tempo de carreira e uma certa estabilidade de mercado também pode tirar um grande proveito das inúmeras possibilidades dessas técnicas.
(Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores!)
O desconhecimento do “como fazer” pode tornar as fases iniciais da implementação das estratégias de marketing um tanto confusas para profissionais da nossa área de atuação. Por este motivo, algumas dicas são fundamentais para evitar que você fique “tateando no escuro” nesse primeiro momento.
Como já dissemos, o marketing médico pode trazer resultados excelentes, mas só se estruturado de forma cuidadosamente pensada e planejada. Saldos positivos não serão conquistados milagrosamente!
É aí que buscar capacitação e apoio em quem entende se faz tão importante. Para que você não perca tempo e esforços nos primeiros passos, tome nota dessas dicas:
O que os profissionais do seu segmento e da sua região estão fazendo em termos de promoção? De quais estratégias lançam mão? O resultado é bem-sucedido?
Realizar um “reconhecimento de campo” é importante para que você saiba onde se posicionar em relação à concorrência e como pode investir em diferenciais para se destacar de maneira positiva.
Essa, aliás, é uma boa forma de medir o quanto você precisa investir para ter um bom resultado. Caso seus concorrentes não possuam ações de relevância, melhor ainda — sua oportunidade é maior.
Existem boas opções de cursos de marketing digital voltados para profissionais da saúde atualmente. Claro que a ideia não é que você se torne um especialista no assunto, mas que você adquira ao menos algum conhecimento básico sobre as principais noções e ferramentas.
A capacitação é importante para que você saiba o que está fazendo e tenha alguma bagagem para contratar as soluções e os serviços certos (incluindo o apoio importante de profissionais de marketing!) e colocar a estratégia em prática.
Uma das palavras-chave mais primordiais do mundo do marketing é “público-alvo”. Sem saber exatamente quem você deseja alcançar (e sem conhecer os hábitos, comportamentos e demais características dessa audiência), não há estratégia que vá para a frente.
Ao conhecer as necessidades e o perfil dos seus pacientes, você tem maiores chances de se projetar como um profissional capaz de resolver seus problemas. Além disso, um marketing bem direcionado, em geral, se mostra muito mais eficaz e barato.
A dica, então, é identificar as demandas dos possíveis pacientes na região em que você atua para elaborar uma campanha que de fato converse com seus interesses. Uma boa ferramenta para isso é a construção de personas.
Para dar um exemplo: um endocrinologista que foca seus esforços em jovens adultos obesos e sedentários tem muito mais chances de sucesso do que aquele que simplesmente veicula sua imagem para qualquer público, não é mesmo?
Se você chegou até aqui, sabemos que é muito provável que esteja pensando: “gostaria de melhorar a imagem e o desempenho do meu consultório ou clínica, mas não tenho tempo para implementar e gerenciar estratégias de marketing”.
Pois bem, é por isso que contar com tecnologia é sempre uma boa saída! Você não precisa criar tudo do zero e fazer todo o trabalho sozinho, mas pode ter o apoio de soluções focadas nas demandas específicas do segmento médico.
Em outras palavras, existem softwares médicos que contam com funcionalidades de marketing digital, automatizando e facilitando a gestão de estratégias na área. Ao centralizar as informações em um único ambiente, trazem praticidade e economizam tempo e esforços para que você possa focar no que sabe fazer de melhor: atender seus pacientes com qualidade.
Se a dúvida continua a pairar, saiba que a resposta à primeira pergunta é um definitivo “sim!”. O Conselho Federal de Medicina de fato regulamenta as práticas de divulgação para profissionais da área (com o objetivo, é claro, de estabelecer limites que preservem a ética e a respeitabilidade inerentes à profissão), mas em nenhum momento proíbe a divulgação de um trabalho médico sério e responsável.
Em resumo, a boa notícia é que é completamente possível apostar em estratégias muito eficientes de marketing sem comprometer a ética e os limites legais. Mesmo porque o próprio CFM conta com uma cartilha para instruir os profissionais a investirem em um marketing correto, o Manual de Publicidade Médica do CFM.
Antes de partir para qualquer estratégia de marketing médico, é preciso conhecer o que não pode ser feito para que a sua imagem não seja prejudicada, mantendo a sua credibilidade, acima de tudo.
Confira, agora, as principais limitações impostas pelo documento:
O médico nunca pode veicular campanhas sem que esteja devidamente indicado como o responsável pelo conteúdo. Toda informação de saúde tem que ter dono! Para isso, certifique-se de informar seus números de registros gerais e suas especialidades.
Outro ponto importante: só promova aquilo que o Conselho sabe sobre você e seu trabalho. Se você está concluindo uma especialização que ainda não foi protocolada pelo órgão, por exemplo, não divulgue! As chances de ser “descoberto” são altas!
Também fica vetado se divulgar através de termos como “o melhor” ou “o único que oferece”, assim como qualquer expressão que sugira superioridade em relação aos outros profissionais. A proibição faz todo o sentido, não é mesmo? Afinal de contas, nunca é de bom tom fazer uso de um vocabulário que soe prepotente ou arrogante.
O manual da publicidade médica também não permite que o profissional garanta ao paciente que o resultado x ou y será alcançado. Aqui no iMedicina, uma máxima que gostamos de enfatizar é a seguinte:
Nunca garanta resultados. Garanta comprometimento.
Sabemos que o que os profissionais da saúde fazem é guiar um tratamento baseado em fundamentos científicos – mas nada na nossa área é de fato 100% efetivo, certo? Assegurar resultados, dessa forma, só não é permitido como é uma maneira errada de começar um relacionamento com seus pacientes.
Garantir atenção e comprometimento, por outro lado, é fundamental.
Esse é geralmente o motivo pelo qual seus pacientes vão te procurar – porque você foi atencioso ao lidar com um parente ou amigo, porque você foi bem recomendado, porque prestou a devida atenção a um problema médico.
Esta orientação parece bem óbvia, mas vale reforçar: não é permitido utilizar a imagem de celebridades para divulgar um serviço médico oferecido como se essas pessoas fizessem uso dele e o aprovassem!
É proibido sugerir qualquer possível diagnóstico sem que haja uma consulta prévia. Uma forma comum em que isso acontece é o o uso inadequado de ferramentas como as redes sociais ou fóruns.
Cuidado com o famoso “tira-dúvidas online” – quase sempre é sinal de problema. Nada pode substituir o contato pessoal entre você e seu paciente.
“Contar vantagem” publicamente porque você possui algum “equipamento de última geração” ou utiliza quaisquer aparelhos em seus procedimentos, “fazendo de você o melhor”, também é algo proibido pelo CFM.
Nunca associe a qualidade do seu atendimento a eventuais produtos. Afinal, essa não é uma batalha de quem leva a melhor na tecnologia!
Outro ponto bastante importante é o cuidado para evitar uma autopromoção desenfreada e insistente, que divulgue seu nome e seus serviços em qualquer canal e de forma irrefletida, sem pensar se tal publicidade é apropriada ou não.
A correta abordagem é a seguinte: se a sua meta é informar, informe nos meios adequados. Se o objetivo é atrair mais pacientes, faça-o por meio das ferramentas certas.
Um exemplo: não promova um conteúdo com o único objetivo de divulgar o telefone do seu consultório ou clínica no rodapé da publicação. Nesse caso, a intenção central deve ser divulgar conteúdo útil para seus pacientes.
Vale lembrar que o CFM, em geral, recomenda que contatos de consultórios e demais locais de atendimento não sejam divulgados em redes sociais (embora não se trate de mais uma proibição, consideramos válido destacá-la por questões de ética). Nesse sentido, é muito mais seguro e adequado fazer uma publicação nas suas mídias sociais convidando os usuários a conhecerem seu site!
Criar pânico e senso de urgência no seu público (seja em redes sociais, sites ou qualquer tipo de campanha) somente para angariar novos pacientes e mais agendamento de consultas também é desaprovado pelo CFM.
Por sensacionalismo, o órgão entende, dentre outros aspectos:
Se você considera que determinada questão de saúde exige de fato uma abordagem sensacionalista para ganhar visibilidade pública, o ideal é procurar seu Conselho Regional para alertá-lo sobre isso!
Para fazer um resumo do que é vetado pelo CFM em termos de marketing, podemos dizer que tudo é uma questão de bom senso. A ideia é que se mantenha o decoro da profissão, uma imagem íntegra e, o mais importante, sua credibilidade.
Prejudicar e/ou denegrir colegas de trabalho, apostar na autopromoção excessiva e, claro, usar de qualquer informação falsa ou adulterada em campanhas não são práticas permitidas – e nem bem vistas.
Tanto estratégias de marketing digital quanto de marketing físico são permitidas, incluindo a manutenção de site e blog, a produção de conteúdo relevante sobre saúde e a presença do profissional em redes sociais diversas (o segredo, como vimos, é parcimônia!).
Panfletos também podem ser produzidos, desde que sejam informativos e não comerciais (e que contenham os devidos dados do médico, como nome completo, especialidade, número do CRM e Registro de Qualificação de Especialista, caso o tenha).
Embora o marketing tradicional possa trazer resultados interessantes, é inegável que as várias opções do marketing digital têm tirado de letra em termos de abrangência, preço e praticidade.
A partir daí, listamos 5 estratégias certeiras de marketing médico para alavancar seu consultório de forma ética e positiva:
O site é o cartão de visitas do seu consultório na grande vitrine da Internet. Nesse sentido, a harmonia do design utilizado e uma bela identidade visual são importantes, mas não bastam para atingir bons resultados: é preciso que o site médico seja otimizado e pensado para atrair novos pacientes.
Algumas dicas importantes para um site devidamente otimizado são:
Para que você tenha uma melhor ideia do tipo de site que estamos falando, aqui vão três exemplos de bons sites médicos otimizados para conversão:
Oferecendo um grande retorno sobre o investimento (ROI), esta estratégia é uma das principais maneiras de atrair clientes na atualidade. No caso do marketing médico, é especialmente interessante pela autoridade que promove para o profissional, que consolida sua imagem ao disponibilizar conteúdo útil e relevante sobre saúde.
Se você é um nefrologista, por exemplo, pode dar dicas de como manter uma alimentação que sobrecarregue menos o rim. Se é um pneumologista, pode informar sobre métodos que melhoram a respiração. O caminho mais indicado é publicar esse conteúdo em um blog integrado ao site médico.
O marketing de conteúdo é um dos caminhos eficazes para se fazer uma publicidade ética e séria, que priorize mais a qualidade de vida e as necessidades dos seus potenciais clientes do que a divulgação dos seus serviços. Mostrar-se solícito e disponível, para além dos limites do consultório, é a chave! Vale ressaltar, por fim, que o próprio CFM incentiva a produção e veiculação de conhecimento científico.
Trata-se de uma excelente maneira de estabelecer e nutrir um relacionamento próximo com seus pacientes atuais e potenciais. A ferramenta permite que você divulgue seu trabalho e mantenha contato com o público através do envio de e-mails informativos. Sucesso em diversos segmentos, o e-mail marketing vem conquistando espaço no setor da saúde ao proporcionar visibilidade para serviços médicos e fidelizar clientes, estimulando a proximidade.
Vale a pena acrescentar que existem soluções médicas robustas que oferecem a possibilidade de marketing de relacionamento por meio da ferramenta – tudo de um jeito simples, automatizado e rápido. Dessa forma, promovem o envio de mensagens periódicas e personalizadas para seus pacientes, além de fluxos personalizados.
Funciona assim: quando um médico preenche o prontuário eletrônico de um paciente diabético, por exemplo, ele pode inserir a hashtag #diabetes no documento virtual. Isso fará com que esse cliente seja automaticamente incluído em um fluxo de e-mails específico para seu perfil e suas necessidades (com informações sobre a doença, dicas de bem-estar para pessoas com diabetes, dentre outras informações úteis).
Com este recurso, as possibilidades são inúmeras: é possível programar e-mails de lembrete de consultas e retornos, datas comemorativas e demais conteúdos relevantes. Incrível, não? Entenda também como automatizar seu consultório em 4 passos!
Na jornada para conquistar tráfego ou novos acessos para o seu site médico (algo com potencial para gerar novos pacientes no futuro), é possível tomar dois caminhos: esperar mais tempo para que o conteúdo relevante produzido no seu blog e divulgado em outras mídias traga mais visitas para a sua página (através de motores de busca como o Google) ou pagar para que essas visitas (e os consequentes agendamentos) aconteçam mais rapidamente.
O ideal é que as duas estratégias sejam aliadas simultaneamente. Em outras palavras, investir em marketing de conteúdo para gerar tráfego orgânico e novas consultas (de forma mais lenta, mas muito qualificada) e também em anúncios pagos de plataformas como o Google Ads, ou Google Adwords.
Esta ferramenta é altamente eficaz porque exibe seu anúncio para pessoas que buscam ativamente o termo que você está anunciando (por exemplo, “Agendar Ginecologista em João Pessoa” ou “Cardiologista em Barueri”).
Assim, essa é uma divulgação mostrada na hora certa, no lugar certo e para a pessoa certa, com grande chance de conversão. Empresas que anunciam seus serviços de saúde no Google possuem em média 6% mais faturamento do que aquelas que não investem!
Não há como falar em construir uma presença digital ou investir em técnicas de marketing online sem contar com uma página ou perfil nas redes sociais. Essas mídias oferecem um potencial imenso de interação com seu público e de visibilidade, sendo imprescindíveis para uma estratégia eficaz de divulgação do seu consultório.
Ao se perceber em dúvida entre marcar presença no Facebook, Twitter, Instagram ou Linkedin (ou em todas eles), esta é a pergunta que você deve se fazer: quais são as redes mais utilizadas pelos meus pacientes e potenciais pacientes?
A questão retoma o mandamento do marketing que destacamos no início deste guia: conheça seu público! Para saber a resposta, você pode perguntá-la informalmente ao paciente durante a consulta ou incluí-la como uma etapa do cadastro pré-atendimento.
Manter contato com seus pacientes pelas mídias sociais é uma ótima maneira de fidelizá-los, em especial se você disponibilizar informações úteis e relevantes para esse público. As redes, aliás, são o melhor canal para divulgar os artigos publicados no seu blog, consolidando a estratégia de marketing de conteúdo que mencionamos anteriormente. O engajamento em campanhas de conscientização e a criação de posts informativos, nesse cenário, também são estratégias interessantes porque podem gerar compartilhamentos.
Ainda sobre redes sociais, fazemos um adendo: não há nada de errado em anunciar nessas plataformas (através do Facebook Ads, por exemplo) ou patrocinar postagens, potencializando o seu alcance. Cada rede conta com ferramentas específicas para te orientar nesse sentido e coordenar a publicidade do seu consultório ou clínica – e o retorno do investimento é garantido!
Se tiver o interesse em aprofundar bastante nos conceitos por trás de uma estratégia digital para sua clínica, recomendo também que você leia o livro “Clínicas Digitais”. São mais de 250 páginas de conteúdos contextualizando toda essa revolução que estamos vivendo, com muitos exemplos e casos práticos e embasados de como as coisas acontecem.
Para você ter ideia, só em janeiro de 2019 foram mais de 2000 unidades vendidas. O livro está sendo um super sucesso e acredito que você também irá gostar! Acesse a página dele para mais informações.
O desenvolvimento de boas estratégias de marketing médico é fundamental para o crescimento sustentável de um consultório ou clínica. Estamos falando de ações que contribuem para a atração e fidelização de pacientes, algo essencial para a sobrevivência de qualquer negócio do setor.
Neste sentido, o marketing de relacionamento é uma das estratégias mais importantes no marketing médico, pois, possibilita a disseminação da marca do consultório e a geração de autoridade do profissional.
Ainda, essa vertente do marketing envolve um conjunto de técnicas que tem como foco fidelizar pacientes, criando relacionamentos duradouros e de confiança. Além disso, com o fortalecimento da imagem da clínica, essa ação também atrai um novo público.
O sucesso do profissional de saúde e do seu consultório depende da sua capacidade de se relacionar com seus pacientes, colaboradores e fornecedores. No setor de saúde, o capital de relacionamento vale mais do que os ativos físicos ou da estrutura oferecida.
Para colocar uma estratégia de marketing de relacionamento em prática, é preciso, em primeiro lugar, investir na humanização do atendimento. Para ter uma boa relação com os pacientes, é essencial que você e seus colaboradores demonstrem empatia, afeto e atenção.
Além disso, para ser capaz de oferecer atendimentos personalizados, você precisa conhecer mais sobre seus pacientes e definir a sua persona. Para isso, é importante contar com um software médico.
Assim, você terá acesso a relatórios que ajudarão a identificar características comuns do seu público. Ao obter esse conhecimento, basta investir em práticas que ampliem a comunicação com os pacientes.
Dentre as principais ações de marketing de relacionamento temos:
O desenvolvimento de estratégias assertivas de marketing de relacionamento mantém a lucratividade do consultório. Isso porque ela fortalece o relacionamento com os pacientes, fazendo com que se fidelizem a você.
Além disso, ao explorar essas ações de modo correto, você também reduz os custos com a atração de novos pacientes. No caso de profissionais novos no mercado, esse tipo de marketing ajuda a divulgar o seu trabalho e a trazer maior credibilidade.
Ademais, com o marketing de relacionamento você fortalece a sua marca perante a concorrência, aumenta o percentual de retenção de pacientes, amplia a comunicação e promove a identificação da marca.
Talvez, ao chegar neste ponto do artigo, você se pergunte: o marketing médico realmente funciona? É possível afirmar que sim. Porém, para ter a exata noção dos resultados que estão sendo alcançados, é necessário mensurar o retorno das suas estratégias.
Para isso, você precisa conhecer as métricas, indicadores mensuráveis que demonstram o sucesso ou não de uma determinada ação. De modo geral, essas métricas são utilizadas no marketing digital para todo tipo de empresa, independente da área de atuação.
Ainda, com esse acompanhamento você passa a ter um retrato fiel dos resultados da sua estratégia de marketing médico. A seguir, explicaremos os principais pontos a respeito das métricas mais importantes para consultórios e clínicas médicas.
O CAC, ou Custo de Aquisição de Cliente, é o indicador mais importante a ser mensurado pelos profissionais de saúde. Isso porque, apenas com a obtenção desse dado será possível avaliar o retorno financeiro das suas ações.
Antes de realizar o cálculo do CAC, você precisa somar todo o investimento realizado pelo consultório para a captação de novos pacientes, como, por exemplo:
Posteriormente, descubra, no mesmo período em que ocorreram as despesas, quantos novos pacientes foram atendidos. Assim, com esses dados em mãos, basta dividir todos os valores investidos pela quantidade de pessoas que se tornaram pacientes.
Ademais, ao mensurar o CAC, você tem a exata noção de quanto é necessário investir para levar um paciente até o seu consultório. Porém, esse indicador também permite que você identifique quais canais têm a melhor relação custo/benefício para alcançar o objetivo esperado.
Por fim, para saber se o valor do seu CAC é positivo, basta analisar o retorno que a consulta irá trazer no mesmo período do acompanhamento ou enquanto o indivíduo continuar sendo seu paciente. O objetivo é que o CAC seja menor que esse retorno.
Ao realizar qualquer investimento, precisamos avaliar se o resultado trazido por ele foi superior ao valor gasto. No marketing, essa métrica é chamada de Retorno Sobre o Investimento (ROI). Para calcular o ROI basta considerar a seguinte fórmula:
ROI = (Retorno do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento.
Porém, para que o cálculo seja assertivo, é preciso identificar quais são os objetivos de cada ação. Qualquer valor investido no consultório pode ser mensurado por essa fórmula. Contudo, esse cálculo deve ser feito ao final da estratégia.
Outra métrica importante e muito utilizada por grandes empresas é o nível de satisfação do paciente. Existem diversas metodologias para obter esse dado, sendo a ferramenta de NPS (Net Promoter Score) a mais comum delas.
Ainda, a pesquisa é feita a partir da seguinte pergunta:
“Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa para um amigo?”.
Com a coleta e mensuração das respostas, é possível classificar o paciente em uma das três categorias:
Posteriormente, ao classificar as respostas em cada categoria, você precisa descobrir qual o nível médio de satisfação dos seus pacientes. Para isso, subtraia o percentual de promotores pelo de detratores. O percentual alcançado irá se enquadrar em uma das seguintes classificações:
Com isso, você passa a conhecer a forma como os pacientes avaliam o seu trabalho. O acompanhamento dessas métricas é fundamental para o sucesso da sua estratégia de marketing médico.
Ao mensurá-las periodicamente você será capaz de conhecer quais são os canais que trazem os melhores resultados e precisam ser continuados. Além disso, você observa quais são aqueles que podem ser descartados e quais são as melhorias que devem ser feitas no consultório.
Para investir em marketing médico é preciso estar disposto a aguardar, pois, trata-se de uma estratégia de longo prazo. Porém, assim como a aquisição de um software médico ou a contratação de um profissional qualificado, os gastos com marketing precisam ser vistos como investimentos.
No tempo certo, o marketing trará resultados satisfatórios para o consultório, aumentando a base de pacientes e fidelizando-os. Quando as ações são bem executadas, esses resultados permanecem por longos períodos e podem garantir a sustentabilidade do consultório.
Além disso, o investimento nessas estratégias traz resultados que não são mensuráveis, tais como:
Porém, é necessário lembrar que o retorno é proporcional ao investimento. Assim, recomenda-se dedicar cerca de 10% do faturamento mensal do consultório para as iniciativas de marketing médico.
O iMedicina oferece as ferramentas certas para os profissionais que buscam mais pacientes. Se lembra de que seu potencial paciente pode estar buscando por um médico na internet neste momento? Então, nós garantimos que esse profissional seja encontrado!
Em suma, te ajudamos a implementar as ações estratégicas citadas acima, com base nesses três pilares: atração, atendimento e fidelização. Entenda como isso funciona!
Configuramos a conta do profissional de saúde no Google Meu Negócio. Assim, sempre que alguém pesquisar por um especialista em determinada região, o Google mostra o endereço e o contato do médico cadastrado. Esta é uma poderosa ferramenta de captação de pacientes!
Após o atendimento de milhares de médicos de todo o Brasil, o iMedicina descobriu a melhor fórmula e o padrão para os melhores sites médicos. Além de páginas da web esteticamente adequadas para cada especialidade médica, nós criamos sites otimizados para os motores de busca, como o Google.
Além disso, toda a página é feita pensando-se na melhor experiência do usuário que navega pelo site. Com a estratégia que utilizamos, as chances de que um usuário se converta em um paciente são maiores!
Em nosso plano Premium, médicos e alguns profissionais de saúde podem escolher artigos produzidos por jornalistas e por profissionais de marketing treinados. Esses conteúdos contemplam vários temas de diversas especialidades médicas e podem ser escolhidos no nosso banco de artigos para replicá-los no seu blog.
A entrega de artigos produzidos pelo iMedicina atende a duas expectativas: ter conteúdos personalizados e ter artigos padronizados, que podem ser contratados por mais de um médico.
No primeiro caso, você recebe um conteúdo produzido especialmente para você. Este tipo de conteúdo pode ser adquirido no marketplace de fornecedores, exclusivo para clientes do iMedicina. Para encontrar um fornecedor de serviços de marketing em nossa plataforma exclusiva, basta procurar o tipo de serviço que você precisa.
Já no segundo caso (artigos padronizados e feitos para diferentes especialidades), basta fazer uma pesquisa no marketplace de artigos, escolher a especialidade e os tópicos desejados.
As redes sociais não ficaram de fora! Aqui, você encontra conteúdos e peças para publicação nas redes sociais (Facebook e Instagram). Todos os conteúdos são criados com o objetivo de educar os pacientes sobre sintomas, doenças e tratamentos.
Neste tópico, também oferecemos opções semelhantes aos artigos: posts personalizados e posts padrão, seguindo a mesma lógica de contratação. Os posts personalizados podem ser contratados exclusivamente em nosso marketplace de fornecedores, enquanto os conteúdos padrão são encontrados em nosso marketplace de redes sociais.
No último caso, basta escolher a especialidade e o tópico desejado. Todos os serviços são exclusivos para clientes do iMedicina!
Para garantir ainda mais a presença digital dos profissionais de saúde, o iMedicina também prepara campanhas de anúncios no Google Ads! Assim, asseguramos que quem busca por um “dermatologista em Belo Horizonte” encontre o especialista mais próximo dele!
Precisa de ajuda para a criação de fluxos de e-mail marketing informativos, que te ajudam a se manter próximo do seu paciente de forma automatizada? Nós preparamos tudo, para garantir a fidelização dos seus pacientes.
O iMedicina é mais do que um software. Nós oferecemos soluções essenciais para clínicas e consultórios, incluindo a construção de uma presença digital consistente, tudo em uma única plataforma! Conheça o marketing médico premium do iMedicina!
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