Marketing Médico

Com a popularização da internet e o desenvolvimento de novas tecnologias, os profissionais de saúde sabem que o mundo mudou e com ele a forma de atrair pacientes. Agora, não basta oferecer um bom atendimento, é preciso investir em marketing médico.

Porém, ainda existem muitas dúvidas sobre o tema. Por isso, preparamos esta página para esclarecer tudo o que você precisa saber a respeito dessa estratégia para divulgação do seu consultório.

O que é marketing médico?

O marketing é definido como um conjunto de processos para criar, comunicar, fornecer e trocar ofertas que tenham valor para os clientes. Segundo Philip Kotler, renomado escritor americano e estudioso do assunto, marketing é satisfazer necessidades e desejos por meio da troca. Assim, trazendo para o exercício da Medicina, o marketing médico consiste em promover e divulgar o seu trabalho, mas também comunicar e entregar valor para os pacientes. Para isso, podemos fazer uso de diversas estratégias que variam de acordo com as preferências do seu público. Durante muitos anos, antes do advento da internet, os consultórios promoviam o seu nome por meio dos jornais, revistas, panfletos, rádio, televisão, catálogos dos convênios e anúncios nas TeleListas ou nas Páginas Amarelas. Com a revolução digital, as possibilidades se ampliaram e um novo mercado surgiu, permitindo que os profissionais de saúde alcancem um número ainda maior de pessoas, sem limitação territorial.

Para que serve o marketing médico?

Considerando a essência do marketing, ele tem como objetivo atrair, encantar e fidelizar os pacientes. Assim, você ganha credibilidade, aumenta a sua visibilidade, se torna uma autoridade na sua área e tem uma maior rentabilidade com o consultório.

Já o marketing médico, apesar de também proporcionar esses resultados, tem como foco ajudar os pacientes a se manterem informados, promover a sua saúde e criar um relacionamento com o seu público.

No entanto, para que esses objetivos sejam, de fato, alcançados, é necessário criar estratégias específicas para eles. Com um bom planejamento e reconhecimento do perfil do seu paciente, fica mais fácil desenvolver ações que despertem o interesse.

Então, talvez você se pergunte: como começar? Agora que você já sabe o que é marketing médico, conheça algumas iniciativas para aplicar no seu consultório.

Aumentar o reconhecimento
do nome/clínica

Dentro do marketing, existe um conceito chamado de branding awareness que diz respeito ao nível de familiarização das pessoas com uma marca. O objetivo dessa estratégia é colocar o seu nome ou do seu consultório na mente dos pacientes de forma positiva.

Contudo, esse é um processo lento e construído gradualmente. As ações básicas para aumentar o seu reconhecimento são:

Com isso, ao colocar essas ações em prática, você se diferencia da sua concorrência e passa a ser uma referência para os seus pacientes na sua área de atuação.

Nutrir a base de pacientes

De acordo com o David Feinberg, Vice-Presidente do Google Health, cerca de 7% das buscas diárias do Google são relacionadas à saúde, o que corresponde a 70 mil pesquisas por minuto. Esse número nos mostram um grande problema, mas também uma grande oportunidade. Primeiro, ao considerarem as informações encontradas na internet como confiáveis em detrimento de procurarem a assistência médica, as pessoas podem ser vítimas de fake news e causar prejuízos à própria saúde. Por outro lado, percebemos que as pessoas estão mais preocupadas com a saúde, o que permite que você ofereça informações sérias e relevantes, educando a população, respondendo as suas dúvidas e evitando as notícias falsas e sensacionalistas. Neste sentido, para manter um relacionamento próximo aos seus pacientes, é de extrema importância que você compartilhe conteúdos, nutrindo a sua base. Assim, a sua marca ou o seu nome permanece vivo na mente deles.

Reduzir o custo de aquisição de pacientes

Outra vantagem do marketing digital é a possibilidade de mensurar os resultados de toda estratégia desenvolvida, diferente do marketing tradicional que não consegue oferecer métricas tão precisas.

Entre os muitos indicadores disponíveis, um dos mais importantes e que precisa ser acompanhado é o Custo de Aquisição do Cliente (CAC), que consiste na soma de todos os investimentos realizados para aumentar o número de atendimentos, incluindo:

Assim, para calcular o CAC, você divide o valor total do investimento feito pelo número de novos atendimento obtidos através dessa ação ou do conjunto delas. Com o resultado, você sabe exatamente quanto você precisa gastar para conseguir um novo paciente.

Com isso, basta avaliar se esse custo de aquisição é menor que o retorno financeiro de todo o período de atendimento de um paciente. Caso contrário, você precisa reduzir o seu CAC, para que o lucro seja satisfatório.

Aumentar o grau de confiabilidade/autoridade na especialidade perante a sociedade leiga

Ao produzir conteúdos sobre a sua área de atuação que sejam relevantes e que informem a população, você gera autoridade para si e para o seu consultório, pois está ajudando as pessoas a encontrar respostas para suas dúvidas, melhorando sua reputação.

Em consequência disso, você constrói a sua presença digital e aumenta o grau de confiabilidade no seu trabalho. Porém, saiba que, para alcançar esses resultados, você precisa ser consistente, coerente e determinado.

Aperfeiçoar o pós-consulta e fidelizar o paciente

O pós-consulta é um momento tão importante para fidelizar o paciente quanto o próprio atendimento. Neste sentido, você precisa adotar estratégias que fortaleçam, o seu relacionamento com o paciente.

Para isso, analise como está o seu pós-consulta e veja o que pode ser melhorado. Uma forma de fazer essa avaliação é enviando pesquisas de satisfação para seus pacientes. Com esses feedbacks, você conseguirá perceber quais processos precisam ser otimizados

Por que vale a pena fazer marketing médico?

Segundo um estudo do Conselho Federal de Medicina (CFM), para 2020, havia uma estimativa de que o Brasil atingisse a marca de 2,20 médicos por 1.000 habitantes. Neste sentido, é imprescindível que você promova os seus diferenciais na internet. O principal benefício em fazer o marketing médico é a possibilidade de alcançar mais potenciais pacientes, educar a população e fidelizar aqueles que já são acompanhados por você. Além disso, o investimento em marketing gera retornos reais e que podem ser medidos. Então, você tem todos os motivos para desenvolver essas estratégias. Caso contrário, tende a encontrar dificuldades para crescer a sua base de pacientes e expandir o seu consultório. No entanto, ao iniciar o planejamento, você pode ter dúvidas sobre qual o melhor caminho a seguir: marketing tradicional ou marketing digital?

Marketing médico digital x
Marketing médico tradicional

O marketing tradicional engloba estratégias offline, ou seja, iniciativas que não são realizadas no ambiente digital, mas sim no físico. Este tipo de ação envolve o uso da televisão, do rádio, do papel e do telefone.

Embora ainda possam ser utilizadas, elas tendem a se tornar obsoletas, pois o comportamento das pessoas mudou e, cada vez mais, elas buscam soluções para seus problemas na internet, principalmente nas questões ligadas à saúde.

Neste sentido, para atender às necessidades dos seus pacientes, você precisa investir em marketing digital, que consiste em utilizar todo tipo de mídia online para comunicar, informar e divulgar produtos ou serviços.

Vantagens do marketing
digital para médicos

Ao avaliar qual forma de marketing aplicar no seu consultório, considere a mudança no comportamento dos pacientes e a forma como eles utilizam a internet para se manterem informados sobre sua saúde.

Por isso, o marketing digital é a estratégia mais eficaz a ser realizada nos dias atuais. Dentre as inúmeras vantagens que podemos mencionar, se destacam:

O que é permitido no marketing médico?

Uma especificidade do marketing médico é que existem limitações quanto ao que pode ser feito. Como a saúde é um tema que desperta o interesse da população, o CFM decidiu estabelecer uma norma para orientar, proibir e autorizar a prática dessa estratégia. Assim, foi criada a resolução n.º 1.974/11 que estabeleceu o Manual de Publicidade Médica, um guia para todos os profissionais de saúde nortearem as suas ações de divulgação e promoção dos seus serviços. Em resumo, a norma menciona que:

Boas práticas

Apesar de existirem muitas limitações, ainda é possível desenvolver várias estratégias de marketing médico. Uma delas que é, inclusive, encorajada pelo CFM é a criação de blog, pois o órgão o entende como uma ferramenta de disseminação de conhecimento científico.

Ademais, para evitar infringir a norma e ser penalizado pelo Conselho Federal de Medicina, conheça algumas boas práticas ao fazer o marketing do seu consultório:

Como fazer marketing médico?

Agora que você já conhece as limitações impostas pelo CFM, vamos falar sobre como colocar a “mão na massa”. Para que as suas estratégias de marketing alcancem o resultado esperado, você precisa colher informações importantes para que possa estruturar as suas ações.

Entenda a concorrência

O primeiro passo é saber exatamente quem são os seus concorrentes. Então, pesquise os serviços oferecidos na sua região que sejam semelhantes aos seus, descubra o que eles estão fazendo em termos de marketing e qual tem sido o resultado.

Ainda, para conseguir se diferenciar da concorrência, você precisa entendê-la. Além disso, permite que você tenha uma ideia do tamanho do investimento que precisará fazer para se destacar.

Conheça o seu público-alvo

Conhecer o perfil do seu público é parte essencial antes de planejar qualquer ação de marketing médico. Com base nesse conhecimento é que se torna possível desenvolver estratégias que se comuniquem com seus pacientes.

Ao definir quem é o seu público-alvo e considerar as suas características nas ações de marketing, você cria uma ligação com seu paciente, atendendo às expectativas e necessidades dele, e estreitando o relacionamento entre vocês.

Desse modo, para saber qual é o perfil do seu paciente (persona), você pode se valer das seguintes iniciativas:

Com esse trabalho de pesquisa, você coleta dados reais e pode embasar suas estratégias de marketing. Porém, ao dispor de um bom software médico, você já tem uma boa parte dos dados à sua disposição, agilizando o processo de conhecimento do seu público.

Entenda onde você está antes de começar e defina um objetivo

Depois de conhecer a concorrência e saber exatamente quem é o seu público, chegou a hora de saber como está o seu posicionamento digital e definir o lugar onde você deseja chegar, ou seja, os objetivos que espera alcançar com o marketing médico.

Existem diferentes metas que você pode buscar com suas estratégias de marketing. Por isso, é importante definir os seus alvos primeiro para que então você comece a executar as ações de divulgação do consultório. Entre os principais objetivos que podem ser alcançados, estão:

Dessa forma, tendo as metas bem definidas, você pode planejar estratégias eficientes e precisas. Ademais, não é preciso ter apenas um desses objetivos, você pode decidir por priorizar alguns deles e colocar outros em segundo plano.

Consistência

Quando desenvolvemos planejamentos para expandir nosso negócio, tendemos a ser imediatistas e ansiosos, desejando que tudo aconteça de forma rápida. No entanto, com o marketing, a palavra-chave é consistência.

O trabalho de fortalecimento da marca, por exemplo, pode levar anos para ser finalizado. Assim também é para alcançar a meta de se tornar uma autoridade. Essas ações são de longo prazo, pois estamos falando de mudar a forma como as pessoas enxergam você e o seu trabalho.

Invista em cursos na área ou contrate profissionais

Embora não seja impossível, conciliar a sua rotina profissional com o estudo, aprendizagem e prática de marketing médico é uma tarefa de alta complexidade. Porém, se você que entender mais sobre o assunto, invista em cursos voltados para profissionais de saúde.

No entanto, ao contratar um profissional ou uma agência de marketing, você acelera a execução das estratégias e tende a obter resultados mais rápidos. Assim, você pode se dedicar exclusivamente aos seus pacientes.

Defina as estratégias

Neste ponto, você já tem todas as informações necessárias para iniciar suas estratégias de marketing. Então, em alinhamento com os objetivos selecionados, chegou o momento de definir quais ações serão realizadas para alcançá-los.

Entretanto, para isso, você precisa conhecer as suas possibilidades, certo? A seguir, listamos algumas iniciativas que já trouxeram ótimos resultados para seus colegas de profissão.

Estratégias de marketing com excelentes resultados para médicos

O marketing digital conta com uma infinidade de estratégias para transformar a realidade do seu consultório e levá-lo a outro patamar. Porém, para que você seja preciso nas suas ações, conheça as práticas mais eficientes:

Presença digital

Para aproveitar as possibilidades trazidas pela internet, você precisa ter uma boa presença digital, pois é o que permite que você seja encontrado pelos usuários e assim despertar o interesse deles pelos seus serviços. O passo inicial para construir essa presença é desenvolver um site médico otimizado para conversão. Apesar de as redes sociais serem uma forma importante de se posicionar, ter sua própria página possibilita o desenvolvimento de estratégias ainda mais eficientes. No entanto, de nada adianta ter um site se ele não está bem posicionado no Google e se não oferece recursos para que as pessoas agendem consultas ou, pelo menos, tenham acesso a você. Por isso, ao planejar a criação da sua página, lembre-se que ela precisa ser otimizada para conversão. O que isso significa? Sites otimizados são aqueles que transformam os seus visitantes em pacientes. Assim, essa conversão pode ocorrer por meio de um clique no banner, compartilhamento de conteúdos do blog, envio de mensagens para entrar em contato, assinar uma lista de e-mails, etc. Contudo, para que essas ações aconteçam, o seu site precisa ser atrativo e despertar o interesse do visitante em navegar por ele. Para isso, você pode:

Dessa maneira, você cria mecanismos para chamar a atenção dele. Entretanto, a otimização de um site também depende da utilização de recursos que o faça ser bem avaliado pelo Google.

Quando você faz uma pesquisa na internet, a ordem com que os resultados aparecem é definida pelo algoritmo do Google, os chamados “robôs”. Para criar esse ranqueamento, ele faz uma análise do conteúdo dos sites e também da experiência que oferecem ao usuário.

No que diz respeito ao conteúdo, o algoritmo prioriza por sites que tragam a melhor resposta para a busca do usuário. Já a experiência está ligada a usabilidade da página, que depende das técnicas de Search Engine Optimization (SEO).

Marketing de Conteúdo

Trata-se de uma estratégia de marketing baseada na oferta de informações relevantes sobre produtos ou serviços, tendo como principal objetivo educar as pessoas. Para isso, são produzidos conteúdos relevantes em formatos de artigos, e-books e postagens nas redes sociais.

Ainda, o marketing de conteúdo tem a premissa de utilizar a informação para conduzir o leitor por todo o processo de compra. No caso dos médicos, essa estratégia consiste em converter os visitantes em pacientes através da elaboração de conteúdos educativos.

Embora seja uma estratégia de médio e longo prazo, ela é essencial para alcançar o objetivo de se tornar uma autoridade no meio digital, pois as pessoas estão utilizando a internet para buscar por informações confiáveis sobre saúde.

Então, ao compartilhar o seu conhecimento, você passa a ser um fonte de conteúdos verídicos, criando um relacionamento com as pessoas, evitando que sejam alvo de informações falsas e prejudiciais.

Dentre os vários objetivos que podem ser alcançados pelas estratégias de marketing de conteúdo, podemos citar:

Ainda, para que a sua estratégia de marketing de conteúdo funcione como o esperado, é preciso dedicar tempo para o planejamento. Existem diferentes formas de executar essas ações de marketing, como, por exemplo:

E-mail Marketing

O sucesso das suas estratégias de marketing médico não depende apenas de iniciativas para atração de pacientes, mas também para fidelizá-los. Neste sentido, o e-mail marketing surge como uma ótima ferramenta para cultivar o interesse pelo seu trabalho. Uma prática muito comum é o envio periódico de informativos, chamado de newsletter, contendo artigos do seu blog, felicitações de aniversários e por datas comemorativas, pesquisas de satisfação, divulgação de novos serviços do consultório, etc. No entanto, para criar campanhas efetivas de e-mail marketing e conseguir mensurar os resultados, é necessário usar a tecnologia. Dessa forma, considere o investimento em um software médico. Nos melhores sistemas do mercado, você tem a possibilidade de disparar e-mails segmentados e personalizados de forma automatizada, otimizando o seu tempo e de seus colaboradores.

Redes Sociais

Além das estratégias já citadas, as redes sociais são, atualmente, o melhor lugar para alcançar potenciais pacientes, conhecer o comportamento do seu público, divulgar seus conteúdos e manter um relacionamento próximo com eles.

Porém, essas plataformas precisam ser usadas com cuidado, pois, além das suas próprias políticas de utilização, o Conselho Federal de Medicina também limita algumas práticas.

Ainda, para usufruir de todos os recursos que as redes sociais disponibilizam, é preciso conhecer as características de cada uma delas. Então, vamos a elas:

Marketing de Busca

Quando falamos de marketing de busca, estamos falando de estratégias para destacar e fortalecer a sua presença digital nos resultados de busca do Google e nas redes sociais. Existem duas possibilidades para executar essas ações:

O tráfego orgânico é uma estratégia que depende de boas práticas de SEO para obter sucesso. Isso porque, para ser encontrado nos resultados da busca, o seu site precisa aparecer, pelo menos, na primeira página do Google. Para isso, conheça as palavras-chave mais utilizadas pelo seu público e que sejam referentes a sua área de atuação. Com essas informações, invista em marketing de conteúdo, produzindo artigos que contenham esses termos. Diferente do tráfego orgânico, o pago tem um custo direto, pois depende da compra de anúncios. Essa estratégia pode ser feita das seguintes formas:

Ademais, é possível anunciar em outras plataformas, tais como, LinkedIn e Twitter. Entretanto, essas não são as plataformas mais recomendadas para profissionais de saúde.

Embora exija um investimento maior, o tráfego pago acelera suas estratégias de posicionamento da marca e desenvolvimento da sua autoridade. Caso seja possível, atue nas duas frentes.

Enfim, chegamos ao final deste conteúdo. Após a leitura, você já conhece as suas possibilidades e pode iniciar o planejamento das suas ações de marketing médico. Porém, é importante lembrar que um software médico pode alavancar seus resultados e facilitar sua estratégia.

Portanto, a receita para o seu sucesso é: busque conhecer mais sobre o assunto, veja como a sua concorrência está atraindo pacientes, informatize o seu consultório e comece a fortalecer a sua presença digital.

iMedicina

Software Médico Líder em
Relacionamento com o Paciente

Você pode começar sem pagar nada e evoluir conforme precisar.

Muitas vezes, proprietários de clínicas e consultórios médicos veem o marketing exclusivamente como uma forma de publicidade. É comum, de fato, que o chamado  marketing médico seja estereotipado como autopromoção ou mesmo uma prática antiética.

A questão é: caso você ainda pense dessa forma ultrapassada, é muito provável que esteja perdendo a oportunidade de aumentar substancialmente o seu volume de atendimentos.

O que é marketing médico?

Marketing médico é um conjunto de ações que ajudam a melhorar a percepção das pessoas sobre o seu trabalho, conquistar um maior volume de pacientes e, consequentemente, aumentar o faturamento.

Essas atividades podem gerar objetivos estratégicos para o seu negócio, tais como dobrar a lucratividade, melhorar sua autoridade, se diferenciar dos concorrentes, preparar o público para a inserção de novos serviços, manter presença no mercado ou combater a publicidade negativa.

A importância do marketing médico

Como em qualquer tópico, há muitas atividades que podem ser consideradas “boas práticas”, como planejamento estratégico, relação pós-consulta, dentre outras. Do outro lado da moeda, também existem ações que são consideradas “más práticas”, como é o caso da publicidade avulsa sem base em uma estratégia de marketing bem elaborada e a autopromoção.

Competência e excelente atendimento continuam a ser fatores decisivos para manter um consultório cheio. Da mesma forma, o investimento na formação acadêmica e o cuidado com a estrutura física da clínica são requisitos para se conquistar espaço e diferencial no mercado.

Por outro lado, todos esses esforços não significam muito se o profissional não consegue atrair pacientes e/ou aumentar o seu número de consultas – e é aí que a importância de um marketing médico bem feito entra em cena.

Associação do marketing à publicidade tradicional

Mesmo hoje, com a Internet tão consolidada e disseminada no dia a dia, é comum que profissionais da saúde associem estratégias de publicidade e marketing a algo negativo, sensacionalista ou mesmo vetado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). A verdade, no entanto, é que é perfeitamente possível lançar mão de um marketing médico ético e que traga excelentes resultados.

Pelo que observamos, na prática, quem está aplicando o marketing médico com excelência, está colhendo ótimos resultados!

Seu paciente pesquisa na internet os serviços que você oferece

É preciso ter em mente que o comportamento do paciente mudou e que “nadar contra a corrente” não é uma alternativa interessante. Ele percorre uma série de etapas até chegar a um consultório, o que chamamos de jornada do paciente.

Uma pesquisa conduzida pela Google provou que a Internet é ativamente utilizada na busca de informações médicas e de saúde, com grande destaque para os motores de busca (a exemplo do próprio Google).

A análise mostrou que 99% dos entrevistados (a pesquisa ocorreu em centros com mais de 100.000 habitantes) disseram que recorrem à internet para pesquisa de questões médicas e relacionadas à saúde. Esse número é quase o dobro em relação aos pacientes que recorrem aos profissionais de saúde para tirarem suas dúvidas (57%).

marketing medico

De fato, é na ferramenta que as pessoas geralmente vão procurar dados sobre seus sintomas e pesquisar especialistas com boas avaliações. A relação médico-paciente mudou e é cada vez mais imprescindível investir em visibilidade – do seu nome, da sua experiência e da clínica/consultório em que atua.

Nos dias de hoje, o consumidor está cada vez mais exigente e atualizado, e seus pacientes (atuais e potenciais) não fogem à regra. Esperar que somente o “boca a boca” faça todo o trabalho, como antigamente, não é o caminho mais sensato para a maioria dos médicos!

Com tudo isso em mente, preparamos um guia definitivo, detalhado e completo com tudo o que você precisa saber para apostar em marketing médico e atrair e fidelizar mais pacientes. Neste conteúdo, você vai descobrir:

Vamos lá?

marketing-medico2

Marketing médico: por que vale a pena?

A reflexão do início do texto já dá pistas sobre os benefícios de se investir na ferramenta: quem não o fizer, afinal de contas, muito provavelmente vai ficar para trás. Vale lembrar que o marketing médico não serve apenas para atrair pacientes, mas também para fidelizá-los e ajudá-los ao fornecer informações importantes sobre saúde.

Este marketing também não anula (de forma alguma!) a importância de um bom atendimento presencial, assim como investir em ferramentas digitais de divulgação não substitui a relação médico-paciente tradicional.

É preciso entender que o marketing médico não é nenhum bicho de sete cabeças, e sim um (excelente) aliado para oferecer o melhor serviço possível na sua especialização, manter os seus pacientes satisfeitos e aumentar a lucratividade do consultório.

Dentre algumas das suas principais vantagens, podemos citar:

Além disso, como já mencionamos, uma estratégia de marketing médico bem realizada também é benéfica para o próprio paciente, que passa a usufruir de conteúdos úteis sobre saúde e bem-estar e de um contato mais estreito e facilitado com seu médico (através de canais como um site que possibilita o agendamento de consultas online e e-mail marketing, por exemplo).

É interessante destacar, ainda, que mesmo o médico que já tem um bom tempo de carreira e uma certa estabilidade de mercado também pode tirar um grande proveito das inúmeras possibilidades dessas técnicas.   

(Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores!)

Primeiros passos no mundo do marketing médico: dicas iniciais

O desconhecimento do “como fazer” pode tornar as fases iniciais da implementação das estratégias de marketing um tanto confusas para profissionais da nossa área de atuação. Por este motivo, algumas dicas são fundamentais para evitar que você fique “tateando no escuro” nesse primeiro momento.

Como já dissemos, o marketing médico pode trazer resultados excelentes, mas só se estruturado de forma cuidadosamente pensada e planejada. Saldos positivos não serão conquistados milagrosamente!

É aí que buscar capacitação e apoio em quem entende se faz tão importante. Para que você não perca tempo e esforços nos primeiros passos, tome nota dessas dicas:

Avalie a concorrência

O que os profissionais do seu segmento e da sua região estão fazendo em termos de promoção? De quais estratégias lançam mão? O resultado é bem-sucedido?

Realizar um “reconhecimento de campo” é importante para que você saiba onde se posicionar em relação à concorrência e como pode investir em diferenciais para se destacar de maneira positiva.

Essa, aliás, é uma boa forma de medir o quanto você precisa investir para ter um bom resultado. Caso seus concorrentes não possuam ações de relevância, melhor ainda — sua oportunidade é maior.

Tire um tempo para estudar e invista em cursos na área

Existem boas opções de cursos de marketing digital voltados para profissionais da saúde atualmente. Claro que a ideia não é que você se torne um especialista no assunto, mas que você adquira ao menos algum conhecimento básico sobre as principais noções e ferramentas.

A capacitação é importante para que você saiba o que está fazendo e tenha alguma bagagem para contratar as soluções e os serviços certos (incluindo o apoio importante de profissionais de marketing!) e colocar a estratégia em prática.

Conheça seu público

Uma das palavras-chave mais primordiais do mundo do marketing é “público-alvo”. Sem saber exatamente quem você deseja alcançar (e sem conhecer os hábitos, comportamentos e demais características dessa audiência), não há estratégia que vá para a frente.

Ao conhecer as necessidades e o perfil dos seus pacientes, você tem maiores chances de se projetar como um profissional capaz de resolver seus problemas. Além disso, um marketing bem direcionado, em geral, se mostra muito mais eficaz e barato.

A dica, então, é identificar as demandas dos possíveis pacientes na região em que você atua para elaborar uma campanha que de fato converse com seus interesses. Uma boa ferramenta para isso é a construção de personas.

Para dar um exemplo: um endocrinologista que foca seus esforços em jovens adultos obesos e sedentários tem muito mais chances de sucesso do que aquele que simplesmente veicula sua imagem para qualquer público, não é mesmo?  

Para “facilitar a vida”, conte com tecnologia

Se você chegou até aqui, sabemos que é muito provável que esteja pensando: “gostaria de melhorar a imagem e o desempenho do meu consultório ou clínica, mas não tenho tempo para implementar e gerenciar estratégias de marketing”.

Pois bem, é por isso que contar com tecnologia é sempre uma boa saída! Você não precisa criar tudo do zero e fazer todo o trabalho sozinho, mas pode ter o apoio de soluções focadas nas demandas específicas do segmento médico.

Em outras palavras, existem softwares médicos que contam com funcionalidades de marketing digital, automatizando e facilitando a gestão de estratégias na área. Ao centralizar as informações em um único ambiente, trazem praticidade e economizam tempo e esforços para que você possa focar no que sabe fazer de melhor: atender seus pacientes com qualidade.

Mas é mesmo possível fazer marketing médico de forma ética? Quais são as limitações do CFM?

Se a dúvida continua a pairar, saiba que a resposta à primeira pergunta é um definitivo “sim!”. O Conselho Federal de Medicina de fato regulamenta as práticas de divulgação para profissionais da área (com o objetivo, é claro, de estabelecer limites que preservem a ética e a respeitabilidade inerentes à profissão), mas em nenhum momento proíbe a divulgação de um trabalho médico sério e responsável.

Em resumo, a boa notícia é que é completamente possível apostar em estratégias muito eficientes de marketing sem comprometer a ética e os limites legais. Mesmo porque o próprio CFM conta com uma cartilha para instruir os profissionais a investirem em um marketing correto, o Manual de Publicidade Médica do CFM.

Antes de partir para qualquer estratégia de marketing médico, é preciso conhecer o que não pode ser feito para que a sua imagem não seja prejudicada, mantendo a sua credibilidade, acima de tudo. 

Confira, agora, as principais limitações impostas pelo documento:

Responsabilidade sobre o conteúdo: informação de saúde tem que ter dono

O médico nunca pode veicular campanhas sem que esteja devidamente indicado como o responsável pelo conteúdo. Toda informação de saúde tem que ter dono! Para isso, certifique-se de informar seus números de registros gerais e suas especialidades.

Outro ponto importante: só promova aquilo que o Conselho sabe sobre você e seu trabalho. Se você está concluindo uma especialização que ainda não foi protocolada pelo órgão, por exemplo, não divulgue! As chances de ser “descoberto” são altas!

Não se intitule “o melhor”

Também fica vetado se divulgar através de termos como “o melhor” ou “o único que oferece”, assim como qualquer expressão que sugira superioridade em relação aos outros profissionais. A proibição faz todo o sentido, não é mesmo? Afinal de contas, nunca é de bom tom fazer uso de um vocabulário que soe prepotente ou arrogante.

Não dê garantia de resultados

O manual da publicidade médica também não permite que o profissional garanta ao paciente que o resultado x ou y será alcançado. Aqui no iMedicina, uma máxima que gostamos de enfatizar é a seguinte:

Nunca garanta resultados. Garanta comprometimento.

Sabemos que o que os profissionais da saúde fazem é guiar um tratamento baseado em fundamentos científicos – mas nada na nossa área é de fato 100% efetivo, certo? Assegurar resultados, dessa forma, só não é permitido como é uma maneira errada de começar um relacionamento com seus pacientes.

Garantir atenção e comprometimento, por outro lado, é fundamental.

Esse é geralmente o motivo pelo qual seus pacientes vão te procurar – porque você foi atencioso ao lidar com um parente ou amigo, porque você foi bem recomendado, porque prestou a devida atenção a um problema médico.  

Não faça uso da imagem de celebridades

Esta orientação parece bem óbvia, mas vale reforçar: não é permitido utilizar a imagem de celebridades para divulgar um serviço médico oferecido como se essas pessoas fizessem uso dele e o aprovassem!

Nada de “possíveis diagnósticos”

É proibido sugerir qualquer possível diagnóstico sem que haja uma consulta prévia. Uma forma comum em que isso acontece é o o uso inadequado de ferramentas como as redes sociais ou fóruns.

Cuidado com o famoso “tira-dúvidas online” – quase sempre é sinal de problema. Nada pode substituir o contato pessoal entre você e seu paciente.

Não use a tecnologia como diferencial

“Contar vantagem” publicamente porque você possui algum “equipamento de última geração” ou utiliza quaisquer aparelhos em seus procedimentos, “fazendo de você o melhor”, também é algo proibido pelo CFM.

Nunca associe a qualidade do seu atendimento a eventuais produtos. Afinal, essa não é uma batalha de quem leva a melhor na tecnologia!

Cuidado com a autopromoção

Outro ponto bastante importante é o cuidado para evitar uma autopromoção desenfreada e insistente, que divulgue seu nome e seus serviços em qualquer canal e de forma irrefletida, sem pensar se tal publicidade é apropriada ou não.

A correta abordagem é a seguinte: se a sua meta é informar, informe nos meios adequados. Se o objetivo é atrair mais pacientes, faça-o por meio das ferramentas certas.

Um exemplo: não promova um conteúdo com o único objetivo de divulgar o telefone do seu consultório ou clínica no rodapé da publicação. Nesse caso, a intenção central deve ser divulgar conteúdo útil para seus pacientes.

Vale lembrar que o CFM, em geral, recomenda que contatos de consultórios e demais locais de atendimento não sejam divulgados em redes sociais (embora não se trate de mais uma proibição, consideramos válido destacá-la por questões de ética). Nesse sentido, é muito mais seguro e adequado fazer uma publicação nas suas mídias sociais convidando os usuários a conhecerem seu site!

Fuja do sensacionalismo

Criar pânico e senso de urgência no seu público (seja em redes sociais, sites ou qualquer tipo de campanha) somente para angariar novos pacientes e mais agendamento de consultas também é desaprovado pelo CFM.

Por sensacionalismo, o órgão entende, dentre outros aspectos:

Se você considera que determinada questão de saúde exige de fato uma abordagem sensacionalista para ganhar visibilidade pública, o ideal é procurar seu Conselho Regional para alertá-lo sobre isso!

Para fazer um resumo do que é vetado pelo CFM em termos de marketing, podemos dizer que tudo é uma questão de bom senso. A ideia é que se mantenha o decoro da profissão, uma imagem íntegra e, o mais importante, sua credibilidade.

Prejudicar e/ou denegrir colegas de trabalho, apostar na autopromoção excessiva e, claro, usar de qualquer informação falsa ou adulterada em campanhas não são práticas permitidas – e nem bem vistas.

O que é permitido?


Tanto estratégias de marketing digital quanto de marketing físico são permitidas, incluindo a manutenção de site e blog, a produção de conteúdo relevante sobre saúde e a presença do profissional em redes sociais diversas (o segredo, como vimos, é parcimônia!).

Panfletos também podem ser produzidos, desde que sejam informativos e não comerciais (e que contenham os devidos dados do médico, como nome completo, especialidade, número do CRM e Registro de Qualificação de Especialista, caso o tenha).

5 estratégias de marketing médico para ótimos resultados

Embora o marketing tradicional possa trazer resultados interessantes, é inegável que as várias opções do marketing digital têm tirado de letra em termos de abrangência, preço e praticidade.

software médico fale consultor

A partir daí, listamos 5 estratégias certeiras de marketing médico para alavancar seu consultório de forma ética e positiva:

Site médico otimizado para conversão

O site é o cartão de visitas do seu consultório na grande vitrine da Internet. Nesse sentido, a harmonia do design utilizado e uma bela identidade visual são importantes, mas não bastam para atingir bons resultados: é preciso que o site médico seja otimizado e pensado para atrair novos pacientes.

Algumas dicas importantes para um site devidamente otimizado são:

Para que você tenha uma melhor ideia do tipo de site que estamos falando, aqui vão três exemplos de bons sites médicos otimizados para conversão:

  1. Dermatologista em São Paulo;
  2. Psicólogo em Maringá;
  3. Ginecologista em São Paulo.

Marketing de conteúdo

Oferecendo um grande retorno sobre o investimento (ROI), esta estratégia é uma das principais maneiras de atrair clientes na atualidade. No caso do marketing médico, é especialmente interessante pela autoridade que promove para o profissional, que consolida sua imagem ao disponibilizar conteúdo útil e relevante sobre saúde.

Se você é um nefrologista, por exemplo, pode dar dicas de como manter uma alimentação que sobrecarregue menos o rim. Se é um pneumologista, pode informar sobre métodos que melhoram a respiração. O caminho mais indicado é publicar esse conteúdo em um blog integrado ao site médico.

O marketing de conteúdo é um dos caminhos eficazes para se fazer uma publicidade ética e séria, que priorize mais a qualidade de vida e as necessidades dos seus potenciais clientes do que a divulgação dos seus serviços. Mostrar-se solícito e disponível, para além dos limites do consultório, é a chave! Vale ressaltar, por fim, que o próprio CFM incentiva a produção e veiculação de conhecimento científico.

E-mail marketing

Trata-se de uma excelente maneira de estabelecer e nutrir um relacionamento próximo com seus pacientes atuais e potenciais. A ferramenta permite que você divulgue seu trabalho e mantenha contato com o público através do envio de e-mails informativos. Sucesso em diversos segmentos, o e-mail marketing vem conquistando espaço no setor da saúde ao proporcionar visibilidade para serviços médicos e fidelizar clientes, estimulando a proximidade.

Vale a pena acrescentar que existem soluções médicas robustas que oferecem a possibilidade de marketing de relacionamento por meio da ferramenta – tudo de um jeito simples, automatizado e rápido. Dessa forma, promovem o envio de mensagens periódicas e personalizadas para seus pacientes, além de fluxos personalizados.

Funciona assim: quando um médico preenche o prontuário eletrônico de um paciente diabético, por exemplo, ele pode inserir a hashtag #diabetes no documento virtual. Isso fará com que esse cliente seja automaticamente incluído em um fluxo de e-mails específico para seu perfil e suas necessidades (com informações sobre a doença, dicas de bem-estar para pessoas com diabetes, dentre outras informações úteis).

Com este recurso, as possibilidades são inúmeras: é possível programar e-mails de lembrete de consultas e retornos, datas comemorativas e demais conteúdos relevantes. Incrível, não? Entenda também como automatizar seu consultório em 4 passos!

Google Ads

Na jornada para conquistar tráfego ou novos acessos para o seu site médico (algo com potencial para gerar novos pacientes no futuro), é possível tomar dois caminhos: esperar mais tempo para que o conteúdo relevante produzido no seu blog e divulgado em outras mídias traga mais visitas para a sua página (através de motores de busca como o Google) ou pagar para que essas visitas (e os consequentes agendamentos) aconteçam mais rapidamente.

O ideal é que as duas estratégias sejam aliadas simultaneamente. Em outras palavras, investir em marketing de conteúdo para gerar tráfego orgânico e novas consultas (de forma mais lenta, mas muito qualificada) e também em anúncios pagos de plataformas como o Google Ads, ou Google Adwords.

Esta ferramenta é altamente eficaz porque exibe seu anúncio para pessoas que buscam ativamente o termo que você está anunciando (por exemplo, “Agendar Ginecologista em João Pessoa” ou “Cardiologista em Barueri”).

marketing-medico

Assim, essa é uma divulgação mostrada na hora certa, no lugar certo e para a pessoa certa, com grande chance de conversão. Empresas que anunciam seus serviços de saúde no Google possuem em média 6% mais faturamento do que aquelas que não investem!

relação médico paciente

Presença marcante em redes sociais

Não há como falar em construir uma presença digital ou investir em técnicas de marketing online sem contar com uma página ou perfil nas redes sociais. Essas mídias oferecem um potencial imenso de interação com seu público e de visibilidade, sendo imprescindíveis para uma estratégia eficaz de divulgação do seu consultório.

Ao se perceber em dúvida entre marcar presença no Facebook, Twitter, Instagram ou Linkedin (ou em todas eles), esta é a pergunta que você deve se fazer: quais são as redes mais utilizadas pelos meus pacientes e potenciais pacientes?

A questão retoma o mandamento do marketing que destacamos no início deste guia: conheça seu público! Para saber a resposta, você pode perguntá-la informalmente ao paciente durante a consulta ou incluí-la como uma etapa do cadastro pré-atendimento.

Manter contato com seus pacientes pelas mídias sociais é uma ótima maneira de fidelizá-los, em especial se você disponibilizar informações úteis e relevantes para esse público. As redes, aliás, são o melhor canal para divulgar os artigos publicados no seu blog, consolidando a estratégia de marketing de conteúdo que mencionamos anteriormente. O engajamento em campanhas de conscientização e a criação de posts informativos, nesse cenário, também são estratégias interessantes porque podem gerar compartilhamentos.

Ainda sobre redes sociais, fazemos um adendo: não há nada de errado em anunciar nessas plataformas (através do Facebook Ads, por exemplo) ou patrocinar postagens, potencializando o seu alcance. Cada rede conta com ferramentas específicas para te orientar nesse sentido e coordenar a publicidade do seu consultório ou clínica – e o retorno do investimento é garantido!

Se tiver o interesse em aprofundar bastante nos conceitos por trás de uma estratégia digital para sua clínica, recomendo também que você leia o livro “Clínicas Digitais”. São mais de 250 páginas de conteúdos contextualizando toda essa revolução que estamos vivendo, com muitos exemplos e casos práticos e embasados de como as coisas acontecem.

Para você ter ideia, só em janeiro de 2019 foram mais de 2000 unidades vendidas. O livro está sendo um super sucesso e acredito que você também irá gostar! Acesse a página dele para mais informações.

Marketing de relacionamento

O desenvolvimento de boas estratégias de marketing médico é fundamental para o crescimento sustentável de um consultório ou clínica. Estamos falando de ações que contribuem para a atração e fidelização de pacientes, algo essencial para a sobrevivência de qualquer negócio do setor.

Neste sentido, o marketing de relacionamento é uma das estratégias mais importantes no marketing médico, pois, possibilita a disseminação da marca do consultório e a geração de autoridade do profissional.

Ainda, essa vertente do marketing envolve um conjunto de técnicas que tem como foco fidelizar pacientes, criando relacionamentos duradouros e de confiança. Além disso, com o fortalecimento da imagem da clínica, essa ação também atrai um novo público.

O sucesso do profissional de saúde e do seu consultório depende da sua capacidade de se relacionar com seus pacientes, colaboradores e fornecedores. No setor de saúde, o capital de relacionamento vale mais do que os ativos físicos ou da estrutura oferecida.

Como fazer marketing de relacionamento?

Para colocar uma estratégia de marketing de relacionamento em prática, é preciso, em primeiro lugar, investir na humanização do atendimento. Para ter uma boa relação com os pacientes, é essencial que você e seus colaboradores demonstrem empatia, afeto e atenção.

Além disso, para ser capaz de oferecer atendimentos personalizados, você precisa conhecer mais sobre seus pacientes e definir a sua persona. Para isso, é importante contar com um software médico.

Assim, você terá acesso a relatórios que ajudarão a identificar características comuns do seu público. Ao obter esse conhecimento, basta investir em práticas que ampliem a comunicação com os pacientes.

Dentre as principais ações de marketing de relacionamento temos:

Qual a importância do relacionamento no marketing médico?

O desenvolvimento de estratégias assertivas de marketing de relacionamento mantém a lucratividade do consultório. Isso porque ela fortalece o relacionamento com os pacientes, fazendo com que se fidelizem a você.

Além disso, ao explorar essas ações de modo correto, você também reduz os custos com a atração de novos pacientes. No caso de profissionais novos no mercado, esse tipo de marketing ajuda a divulgar o seu trabalho e a trazer maior credibilidade.

Ademais, com o marketing de relacionamento você fortalece a sua marca perante a concorrência, aumenta o percentual de retenção de pacientes, amplia a comunicação e promove a identificação da marca.

Métricas que você precisa ficar de olho no marketing médico

Talvez, ao chegar neste ponto do artigo, você se pergunte: o marketing médico realmente funciona? É possível afirmar que sim. Porém, para ter a exata noção dos resultados que estão sendo alcançados, é necessário mensurar o retorno das suas estratégias. 

Para isso, você precisa conhecer as métricas, indicadores mensuráveis que demonstram o sucesso ou não de uma determinada ação. De modo geral, essas métricas são utilizadas no marketing digital para todo tipo de empresa, independente da área de atuação.

Ainda, com esse acompanhamento você passa a ter um retrato fiel dos resultados da sua estratégia de marketing médico. A seguir, explicaremos os principais pontos a respeito das métricas mais importantes para consultórios e clínicas médicas.

CAC

O CAC, ou Custo de Aquisição de Cliente, é o indicador mais importante a ser mensurado pelos profissionais de saúde. Isso porque, apenas com a obtenção desse dado será possível avaliar o retorno financeiro das suas ações.

Antes de realizar o cálculo do CAC, você precisa somar todo o investimento realizado pelo consultório para a captação de novos pacientes, como, por exemplo:

Posteriormente, descubra, no mesmo período em que ocorreram as despesas, quantos novos pacientes foram atendidos. Assim, com esses dados em mãos, basta dividir todos os valores investidos pela quantidade de pessoas que se tornaram pacientes.

Ademais, ao mensurar o CAC, você tem a exata noção de quanto é necessário investir para levar um paciente até o seu consultório. Porém, esse indicador também permite que você identifique quais canais têm a melhor relação custo/benefício para alcançar o objetivo esperado.

Por fim, para saber se o valor do seu CAC é positivo, basta analisar o retorno que a consulta irá trazer no mesmo período do acompanhamento ou enquanto o indivíduo continuar sendo seu paciente. O objetivo é que o CAC seja menor que esse retorno.

ROI

Ao realizar qualquer investimento, precisamos avaliar se o resultado trazido por ele foi superior ao valor gasto. No marketing, essa métrica é chamada de Retorno Sobre o Investimento (ROI). Para calcular o ROI basta considerar a seguinte fórmula: 

ROI = (Retorno do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento. 

Porém, para que o cálculo seja assertivo, é preciso identificar quais são os objetivos de cada ação. Qualquer valor investido no consultório pode ser mensurado por essa fórmula. Contudo, esse cálculo deve ser feito ao final da estratégia. 

Nível de satisfação do paciente

Outra métrica importante e muito utilizada por grandes empresas é o nível de satisfação do paciente. Existem diversas metodologias para obter esse dado, sendo a ferramenta de NPS (Net Promoter Score) a mais comum delas.

Ainda, a pesquisa é feita a partir da seguinte pergunta:

“Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa para um amigo?”.

Com a coleta e mensuração das respostas, é possível classificar o paciente em uma das três categorias:

Posteriormente, ao classificar as respostas em cada categoria, você precisa descobrir qual o nível médio de satisfação dos seus pacientes. Para isso, subtraia o percentual de promotores pelo de detratores. O percentual alcançado irá se enquadrar em uma das seguintes classificações:

Com isso, você passa a conhecer a forma como os pacientes avaliam o seu trabalho. O acompanhamento dessas métricas é fundamental para o sucesso da sua estratégia de marketing médico.

Ao mensurá-las periodicamente você será capaz de conhecer quais são os canais que trazem os melhores resultados e precisam ser continuados. Além disso, você observa quais são aqueles que podem ser descartados e quais são as melhorias que devem ser feitas no consultório.

Investimento em marketing médico

Para investir em marketing médico é preciso estar disposto a aguardar, pois, trata-se de uma estratégia de longo prazo. Porém, assim como a aquisição de um software médico ou a contratação de um profissional qualificado, os gastos com marketing precisam ser vistos como investimentos.

No tempo certo, o marketing trará resultados satisfatórios para o consultório, aumentando a base de pacientes e fidelizando-os. Quando as ações são bem executadas, esses resultados permanecem por longos períodos e podem garantir a sustentabilidade do consultório.

Além disso, o investimento nessas estratégias traz resultados que não são mensuráveis, tais como:

Porém, é necessário lembrar que o retorno é proporcional ao investimento. Assim, recomenda-se dedicar cerca de 10% do faturamento mensal do consultório para as iniciativas de marketing médico.

Como o iMedicina facilita a sua estratégia de marketing médico?

O iMedicina oferece as ferramentas certas para os profissionais que buscam mais pacientes. Se lembra de que seu potencial paciente pode estar buscando por um médico na internet neste momento? Então, nós garantimos que esse profissional seja encontrado!

Em suma, te ajudamos a implementar as ações estratégicas citadas acima, com base nesses três pilares: atração, atendimento e fidelização. Entenda como isso funciona!

Google Meu Negócio

Configuramos a conta do profissional de saúde no Google Meu Negócio. Assim, sempre que alguém pesquisar por um especialista em determinada região, o Google mostra o endereço e o contato do médico cadastrado. Esta é uma poderosa ferramenta de captação de pacientes!

Site médico

Após o atendimento de milhares de médicos de todo o Brasil, o iMedicina descobriu a melhor fórmula e o padrão para os melhores sites médicos. Além de páginas da web esteticamente adequadas para cada especialidade médica, nós criamos sites otimizados para os motores de busca, como o Google.

Além disso, toda a página é feita pensando-se na melhor experiência do usuário que navega pelo site. Com a estratégia que utilizamos, as chances de que um usuário se converta em um paciente são maiores!

Artigos otimizados para motores de busca

Em nosso plano Premium, médicos e alguns profissionais de saúde podem escolher artigos produzidos por jornalistas e por profissionais de marketing treinados. Esses conteúdos contemplam vários temas de diversas especialidades médicas e podem ser escolhidos no nosso banco de artigos para replicá-los no seu blog.

A entrega de artigos produzidos pelo iMedicina atende a duas expectativas: ter conteúdos personalizados e ter artigos padronizados, que podem ser contratados por mais de um médico.

No primeiro caso, você recebe um conteúdo produzido especialmente para você. Este tipo de conteúdo pode ser adquirido no marketplace de fornecedores, exclusivo para clientes do iMedicina. Para encontrar um fornecedor de serviços de marketing em nossa plataforma exclusiva, basta procurar o tipo de serviço que você precisa.

Já no segundo caso (artigos padronizados e feitos para diferentes especialidades), basta fazer uma pesquisa no marketplace de artigos, escolher a especialidade e os tópicos desejados.

Peças para redes sociais

As redes sociais não ficaram de fora! Aqui, você encontra conteúdos e peças para publicação nas redes sociais (Facebook e Instagram). Todos os conteúdos são criados com o objetivo de educar os pacientes sobre sintomas, doenças e tratamentos.

Neste tópico, também oferecemos opções semelhantes aos artigos: posts personalizados e posts padrão, seguindo a mesma lógica de contratação. Os posts personalizados podem ser contratados exclusivamente em nosso marketplace de fornecedores, enquanto os conteúdos padrão são encontrados em nosso marketplace de redes sociais.

No último caso, basta escolher a especialidade e o tópico desejado. Todos os serviços são exclusivos para clientes do iMedicina!

Google Ads

Para garantir ainda mais a presença digital dos profissionais de saúde, o iMedicina também prepara campanhas de anúncios no Google Ads! Assim, asseguramos que quem busca por um “dermatologista em Belo Horizonte” encontre o especialista mais próximo dele!

Fluxos de e-mail personalizados

Precisa de ajuda para a criação de fluxos de e-mail marketing informativos, que te ajudam a se manter próximo do seu paciente de forma automatizada? Nós preparamos tudo, para garantir a fidelização dos seus pacientes.

O iMedicina é mais do que um software. Nós oferecemos soluções essenciais para clínicas e consultórios, incluindo a construção de uma presença digital consistente, tudo em uma única plataforma! Conheça o marketing médico premium do iMedicina!