Cinco dicas para melhorar o marketing do meu consultório odontológico

consultório odontológico

Aquele velho ditado de que a propaganda é a alma do negócio tornou-se mais atual do que nunca e também serve para o seu consultório odontológico. Em épocas de crise, é normal que a concorrência se torne mais acentuada, independentemente do ramo que você atua. Não adianta pensar que estabelecimentos ligados à saúde não se enquadram nessa regra ou se justificar pelo baixo movimento da sua clínica (a crise sempre leva a culpa).

Se o seu consultório odontológico está precisando de um “empurrãozinho” para atrair mais pacientes, invista em ações de marketing e ganhe a preferência do público. Mas se você está pensando que marketing significa investir em anúncios e propaganda, entenda que o conceito não se resume a apenas isso.

Praticar o marketing em seu consultório odontológico consiste em agir de forma a fazer com que o cliente te conheça e fidelizar os clientes já existentes. Tudo isso partindo do princípio de que o cliente satisfeito sempre volta e ainda indica a sua clínica para familiares e amigos.

Dicas de marketing para o seu consultório odontológico

Se mesmo sabendo de tudo isso, você ainda se sente um pouco inseguro, sem saber por onde começar, listamos abaixo algumas dicas que você poderá aplicar em sua clínica. O resultado? Sucesso garantido!

1 – Presença digital

A sua clínica tem um site? Em uma época onde tudo é informática, estar presente na rede pode fazer toda a diferença. Dessa forma, você atingirá aquela pessoa ocupada, que aproveitou uma pequena pausa no trabalho para consultar a internet em busca de um dentista.

Mas é claro que, para isso, você precisa aplicar as técnicas de SEO na sua página, ou seja, posicionar palavras-chave em pontos estratégicos. Isso fará com que sua clínica apareça entre os primeiros resultados de uma pesquisa e tenha maiores chances de receber um clique.

Se o layout for agradável, ele permanecerá na página. Daí até entrar em contato com o seu consultório odontológico é um passo. Além disso, estar presente nas principais redes sociais também o ajudará a chegar ao seu público-alvo. Aderir a campanhas e anúncios na rede é opcional.

Já estou na rede, e agora?

Garantir sua presença digital é importante, mas não é tudo. Lembre-se que o seu consultório odontológico tem uma razão de existir: o cliente. Portanto…

2 – Foco no cliente

Lembra-se do que falamos acima sobre a importância de garantir a satisfação dos clientes? Então, ofereça a ele o melhor, sempre! Isso inclui cada passo, desde o tratamento odontológico, o material utilizado em próteses ou aparelhos ortodônticos até o atendimento. Dê atenção, tire dúvidas, ofereça pequenas promoções ou descontos, monte uma agenda de aniversários com os pacientes fixos. Enfim, faça com que o seu paciente sinta-se importante e querido.

3 – Cuide do ambiente

De nada adianta oferecer um excelente serviço e um atendimento cinco estrelas se o seu consultório odontológico for um lugar sujo ou desorganizado. Manter um ambiente limpo e harmonioso também faz parte do processo de fazer com o que o paciente se sinta acolhido, em casa. O ambiente deve inspirar tranquilidade para que mesmo aqueles pacientes que têm medo de ir ao dentista se sintam confortáveis. Portanto, investir na aparência do seu consultório odontológico também representa uma importante ação de marketing e faz toda a diferença.

4 – Software de gestão

Investir em um software de gestão, como o iMedicina, ajudará a sua clínica a integrar dados financeiros e de atendimento e, portanto, ajudará a otimizar seu tempo, que ficará mais livre para focar nos pacientes. Manter uma boa administração da sua clínica também é uma forma de fazer marketing.

Muito mais do que anunciar no jornal do seu bairro (não estamos dizendo que esta não é uma alternativa válida também), zelar pela boa administração da sua clínica também transmitirá ao cliente mais seriedade e confiabilidade. Isso certamente atrairá mais e mais pacientes.

Compreender o que o paciente deseja

Você sabe o que o seu paciente espera do seu consultório odontológico? Então talvez seja a hora de descobrir.

5 – Pesquisa de satisfação

Você já pensou em realizar uma pesquisa de satisfação com os seus principais pacientes? Pois deveria pensar! Permita que eles mantenham sigilo sobre sua identidade na hora de responder, mas esteja pronto a receber tanto elogios, quanto críticas. Com base no resultado, você poderá ter uma ideia quanto ao que é necessário melhorar e o que faz mais sucesso com os pacientes.

Não se esqueça de empregar a sua sensibilidade para filtrar o que realmente faz sentido e traçar estratégias para melhorar os pontos negativos da sua clínica. É claro que ninguém consegue agradar a todos, mas buscar pontos em comum entre os resultados da pesquisa o ajudará a chegar a um consenso.

Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório e no relacionamento com os pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Se você acha que esse artigo irá ajudá-lo a dar uma guinada em seu consultório odontológico, continue lendo outros textos em nosso blog.

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