Como Fidelizar Pacientes Em Meu Consultório?

fidelização de pacientes

Com uma concorrência cada vez maior e com um público a cada dia mais exigente, os profissionais de saúde precisam buscar novas ferramentas e estratégias para atrair e fidelizar pacientes. 

Qual a importância de fidelizar pacientes?

Provavelmente, você já conhece a importância de desenvolver ações para atrair pacientes para o seu consultório. Porém, para que um consultório médico sobreviva nesse mercado competitivo e mantenha sua lucratividade, ele também precisa fidelizá-los.

Ainda, esse processo de fidelização está diretamente relacionado com a construção de uma relação de confiança entre médico e paciente. Quando esse relacionamento é positivo, a tendência é que seja mantido pelo resto da vida.

Ademais, é comum que a maioria dos consultórios esteja mais preocupada com o crescimento da sua base de pacientes, investindo exclusivamente em estratégias de marketing médico para atração de um novo público.

Entretanto, a ausência de um bom relacionamento e o descaso com o pós-consulta fazem com que todos os esforços não tragam resultados significativos ao longo do tempo. Isso porque, após a primeira consulta, o paciente não tem uma boa experiência com o consultório e tende a procurar outro profissional.

Dessa forma, mesmo que haja bons resultados com as ações de atração, o aumento da base de pacientes nunca será satisfatório, pois, eles não dão continuidade ao tratamento e nem criam um relacionamento com o profissional.

Além disso, a importância de fidelizar pacientes é justificada pela melhora no grau de satisfação dos pacientes. Isso porque as pessoas percebem a preocupação do médico em estabelecer e fortalecer um relacionamento, o que proporciona uma experiência mais satisfatória.

Então, agora que você já entendeu a necessidade de buscar alternativas para atrair e fidelizar pacientes, talvez queira saber como transformar a teoria em prática. Assim, esse será o tema do próximo tópico.

Saiba como melhorar a satisfação do paciente com o consultório

Em consultórios e clínicas médicas, as estratégias de fidelização são baseadas em ações de fortalecimento da relação com os pacientes. Quando este trabalho é feito corretamente, gera reconhecimento, credibilidade e gratidão do seu público.

Assim, melhorar a experiência do paciente consiste em melhorar cada etapa do atendimento realizado no seu negócio, de modo que seja personalizado e humanizado. A seguir, listaremos algumas práticas que podem proporcionar bons resultados.

Recepcionistas bem treinados

A atenção e a cordialidade dos vendedores é determinante para você no momento da compra de um produto ou da contratação de um serviço? Se for mal atendido, você retornará ao estabelecimento? Provavelmente, sua resposta será não.

A mesma situação ocorre com os pacientes que buscam os serviços prestados por você. Na maioria dos casos, a qualidade do atendimento oferecido pelos seus colaboradores será decisiva para o retorno dele, mesmo que ele esteja satisfeito com a sua consulta.

Assim, a primeira estratégia para fidelizar pacientes é capacitar os seus funcionários para que estejam preparados para oferecer a melhor experiência possível, principalmente as recepcionistas, pois, são a porta de entrada do seu consultório.

Ambiente acolhedor

Geralmente, a procura por um profissional de saúde envolve uma preocupação ou um sintoma que deixa o indivíduo mais irritado, sensível ou desanimado. Por isso, ao entrar no seu consultório, é fundamental que ele seja bem atendido e que sinta acolhido.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Ademais, além de ações básicas, como a higiene e limpeza do local, você pode investir em coisas que ofereçam o máximo de conforto aos seus pacientes, tais como, ambiente bem iluminado e climatizado, bebedouros, café, televisão e/ou música agradável, cadeiras confortáveis, Wi-Fi, entre outros.

Caso contrário, as pessoas tendem a se sentirem piores do que estavam antes de ingressar no seu consultório e, provavelmente, nunca mais retornarão. Portanto, dê atenção aos detalhes que fazem toda a diferença na satisfação dos seus pacientes.

Atendimento médico humanizado para fidelizar pacientes

A humanização do atendimento é um conceito recente e que diz respeito ao atendimento que é oferecido antes, durante e após a consulta, sendo baseado em empatia, respeito e atenção, e considerando as particularidades de cada paciente.

Ainda, diferente do modelo convencional, o atendimento humanizado faz com que cada paciente seja visto como um ser único e tenha suas opiniões e necessidades respeitadas. Desse modo, você se diferencia da concorrência, transmite maior credibilidade e melhora a experiência do paciente, fidelizando-os.

Organização da rotina do consultório para evitar atrasos e erros

Uma das principais reclamações dos pacientes é o constante atraso das consultas, fazendo com que aguardem por longos períodos na sala de espera. Salvo algumas exceções, a causa mais comum desse problema é a falta de organização dos consultórios.

Por isso, outra dica importante para fidelizar pacientes é investir em ferramentas que organizem toda a sua rotina, tais como, prontuários eletrônicos, agendamento online, softwares médicos etc.

Qual o impacto de um software médico na fidelização de pacientes?

Após explicarmos a importância de desenvolver estratégias para fidelizar pacientes e listarmos algumas dicas sobre como fazê-lo, precisamos falar sobre o papel que um software médico desempenha para o alcance desse objetivo.

Isso porque são sistemas pensados para otimizar cada processo da rotina de um consultório, impactando na sua gestão, melhorando o atendimento, agilizando o agendamento de consultas e fortalecendo o relacionamento com os pacientes através do pós-consulta. Quer saber como? 

Otimiza a gestão

Com a implementação de um software médico, o consultório passa a contar com funcionalidades que otimizam toda a sua organização, tornando os processos mais assertivos e reduzindo a taxa de erros. Dentre esses recursos disponibilizados nesses sistemas, podemos citar:

  • centralização dos dados: todas as informações estão em um único lugar, facilitando a busca e o registro de dados;
  • gestão financeira: com o módulo financeiro é possível gerar relatórios automatizados para acompanhar as finanças do consultório, a satisfação dos pacientes e os resultados das estratégias de marketing médico;
  • integração entre agendas: o sistema integra todas as agendas médicas do consultório com o agendamento online. Além disso, todo o layout pode ser personalizado de acordo com a preferência do profissional;
  • restrição de acesso: para evitar erros e manter o sigilo das informações dos pacientes, as ferramentas oferecem um controle de acesso por login e senha para cada usuário. Além disso, é possível limitar individualmente o uso do sistema.

Fortalece o relacionamento com os pacientes

Manter um bom relacionamento com os pacientes é essencial para qualquer estratégia que visa fidelizar pacientes. Neste sentido, os softwares médicos oferecem recursos que fortalecem essa relação.

Um deles é o envio de mensagens personalizadas para lembrar e confirmar as consultas. Com isso, você ajuda o paciente a se organizar e não se ausentar do atendimento, reduz o número de faltas e o mantém satisfeito com o seu serviço.

Outra funcionalidade é o e-mail marketing. Através dele é possível manter uma comunicação ativa com os pacientes, enviando felicitações de aniversários, orientações sobre o tratamento, dicas de saúde e novidades que surgirem no consultório.

Melhora o pós-consulta para fidelizar pacientes

Quando a consulta termina e o paciente sai do consultório, é fundamental que você se faça presente no dia-a-dia dele. Para isso, é preciso pensar em ações para o pós-consulta. Com um software médico, você passa a contar com:

  • envio automatizado de lembretes de retorno;
  • e-mail marketing;
  • envio de pesquisas de satisfação (ferramenta de NPS);
  • classificação dos pacientes por tags para envio de conteúdos de interesse.

Além disso, algumas ferramentas, como o iMedicina, oferecem funcionalidades específicas para o marketing médico, tais como, construção de site médico e blog, produção e distribuição de conteúdos relevantes e postagens nas redes sociais.

Gostou das nossas dicas? Agora aprenda neste e-book 5 Técnicas Poderosas para Conseguir Pacientes Particulares e leve seu consultório para outro nível!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: