Como Fidelizar Pacientes Em Meu Consultório?

fidelização de pacientes

Com uma concorrência cada vez maior e com um público a cada dia mais exigente, os profissionais de saúde precisam buscar novas ferramentas e estratégias para atrair e fidelizar pacientes. 

Qual a importância de fidelizar pacientes?

Provavelmente, você já conhece a importância de desenvolver ações para atrair pacientes para o seu consultório. Porém, para que um consultório médico sobreviva nesse mercado competitivo e mantenha sua lucratividade, ele também precisa fidelizá-los.

Ainda, esse processo de fidelização está diretamente relacionado com a construção de uma relação de confiança entre médico e paciente. Quando esse relacionamento é positivo, a tendência é que seja mantido pelo resto da vida.

Ademais, é comum que a maioria dos consultórios esteja mais preocupada com o crescimento da sua base de pacientes, investindo exclusivamente em estratégias de marketing médico para atração de um novo público.

Entretanto, a ausência de um bom relacionamento e o descaso com o pós-consulta fazem com que todos os esforços não tragam resultados significativos ao longo do tempo. Isso porque, após a primeira consulta, o paciente não tem uma boa experiência com o consultório e tende a procurar outro profissional.

Dessa forma, mesmo que haja bons resultados com as ações de atração, o aumento da base de pacientes nunca será satisfatório, pois, eles não dão continuidade ao tratamento e nem criam um relacionamento com o profissional.

Além disso, a importância de fidelizar pacientes é justificada pela melhora no grau de satisfação dos pacientes. Isso porque as pessoas percebem a preocupação do médico em estabelecer e fortalecer um relacionamento, o que proporciona uma experiência mais satisfatória.

Então, agora que você já entendeu a necessidade de buscar alternativas para atrair e fidelizar pacientes, talvez queira saber como transformar a teoria em prática. Assim, esse será o tema do próximo tópico.

Saiba como melhorar a satisfação do paciente com o consultório

Em consultórios e clínicas médicas, as estratégias de fidelização são baseadas em ações de fortalecimento da relação com os pacientes. Quando este trabalho é feito corretamente, gera reconhecimento, credibilidade e gratidão do seu público.

Assim, melhorar a experiência do paciente consiste em melhorar cada etapa do atendimento realizado no seu negócio, de modo que seja personalizado e humanizado. A seguir, listaremos algumas práticas que podem proporcionar bons resultados.

Recepcionistas bem treinados

A atenção e a cordialidade dos vendedores é determinante para você no momento da compra de um produto ou da contratação de um serviço? Se for mal atendido, você retornará ao estabelecimento? Provavelmente, sua resposta será não.

A mesma situação ocorre com os pacientes que buscam os serviços prestados por você. Na maioria dos casos, a qualidade do atendimento oferecido pelos seus colaboradores será decisiva para o retorno dele, mesmo que ele esteja satisfeito com a sua consulta.

Assim, a primeira estratégia para fidelizar pacientes é capacitar os seus funcionários para que estejam preparados para oferecer a melhor experiência possível, principalmente as recepcionistas, pois, são a porta de entrada do seu consultório.

Ambiente acolhedor

Geralmente, a procura por um profissional de saúde envolve uma preocupação ou um sintoma que deixa o indivíduo mais irritado, sensível ou desanimado. Por isso, ao entrar no seu consultório, é fundamental que ele seja bem atendido e que sinta acolhido.

Ademais, além de ações básicas, como a higiene e limpeza do local, você pode investir em coisas que ofereçam o máximo de conforto aos seus pacientes, tais como, ambiente bem iluminado e climatizado, bebedouros, café, televisão e/ou música agradável, cadeiras confortáveis, Wi-Fi, entre outros.

Caso contrário, as pessoas tendem a se sentirem piores do que estavam antes de ingressar no seu consultório e, provavelmente, nunca mais retornarão. Portanto, dê atenção aos detalhes que fazem toda a diferença na satisfação dos seus pacientes.

Atendimento médico humanizado para fidelizar pacientes

A humanização do atendimento é um conceito recente e que diz respeito ao atendimento que é oferecido antes, durante e após a consulta, sendo baseado em empatia, respeito e atenção, e considerando as particularidades de cada paciente.

Ainda, diferente do modelo convencional, o atendimento humanizado faz com que cada paciente seja visto como um ser único e tenha suas opiniões e necessidades respeitadas. Desse modo, você se diferencia da concorrência, transmite maior credibilidade e melhora a experiência do paciente, fidelizando-os.

Organização da rotina do consultório para evitar atrasos e erros

Uma das principais reclamações dos pacientes é o constante atraso das consultas, fazendo com que aguardem por longos períodos na sala de espera. Salvo algumas exceções, a causa mais comum desse problema é a falta de organização dos consultórios.

Por isso, outra dica importante para fidelizar pacientes é investir em ferramentas que organizem toda a sua rotina, tais como, prontuários eletrônicos, agendamento online, softwares médicos etc.

Qual o impacto de um software médico na fidelização de pacientes?

Após explicarmos a importância de desenvolver estratégias para fidelizar pacientes e listarmos algumas dicas sobre como fazê-lo, precisamos falar sobre o papel que um software médico desempenha para o alcance desse objetivo.

Isso porque são sistemas pensados para otimizar cada processo da rotina de um consultório, impactando na sua gestão, melhorando o atendimento, agilizando o agendamento de consultas e fortalecendo o relacionamento com os pacientes através do pós-consulta. Quer saber como? 

Otimiza a gestão

Com a implementação de um software médico, o consultório passa a contar com funcionalidades que otimizam toda a sua organização, tornando os processos mais assertivos e reduzindo a taxa de erros. Dentre esses recursos disponibilizados nesses sistemas, podemos citar:

  • centralização dos dados: todas as informações estão em um único lugar, facilitando a busca e o registro de dados;
  • gestão financeira: com o módulo financeiro é possível gerar relatórios automatizados para acompanhar as finanças do consultório, a satisfação dos pacientes e os resultados das estratégias de marketing médico;
  • integração entre agendas: o sistema integra todas as agendas médicas do consultório com o agendamento online. Além disso, todo o layout pode ser personalizado de acordo com a preferência do profissional;
  • restrição de acesso: para evitar erros e manter o sigilo das informações dos pacientes, as ferramentas oferecem um controle de acesso por login e senha para cada usuário. Além disso, é possível limitar individualmente o uso do sistema.

Fortalece o relacionamento com os pacientes

Manter um bom relacionamento com os pacientes é essencial para qualquer estratégia que visa fidelizar pacientes. Neste sentido, os softwares médicos oferecem recursos que fortalecem essa relação.

Um deles é o envio de mensagens personalizadas para lembrar e confirmar as consultas. Com isso, você ajuda o paciente a se organizar e não se ausentar do atendimento, reduz o número de faltas e o mantém satisfeito com o seu serviço.

Outra funcionalidade é o e-mail marketing. Através dele é possível manter uma comunicação ativa com os pacientes, enviando felicitações de aniversários, orientações sobre o tratamento, dicas de saúde e novidades que surgirem no consultório.

Melhora o pós-consulta para fidelizar pacientes

Quando a consulta termina e o paciente sai do consultório, é fundamental que você se faça presente no dia-a-dia dele. Para isso, é preciso pensar em ações para o pós-consulta. Com um software médico, você passa a contar com:

  • envio automatizado de lembretes de retorno;
  • e-mail marketing;
  • envio de pesquisas de satisfação (ferramenta de NPS);
  • classificação dos pacientes por tags para envio de conteúdos de interesse.

Além disso, algumas ferramentas, como o iMedicina, oferecem funcionalidades específicas para o marketing médico, tais como, construção de site médico e blog, produção e distribuição de conteúdos relevantes e postagens nas redes sociais.

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