Dia do dentista: quando é comemorada essa data especial?

Tempo de leitura: 3 minutos

Dia do dentista: Quando é comemorada essa data especial?

O dia do dentista é comemorado em todos os países ao redor do mundo devido à gigantesca importância desse profissional para o dia a dia da sociedade.

Capaz de cuidar tanto da estética quanto da qualidade da vida bucal das pessoas, o dentista é admirado pelo desenvolvimento de suas atividades que vão desde a orientação e prevenção de doenças dentárias até tratamentos em casos mais graves.

E você sabe quando é o Dia do Dentista?

O calendário que comemora essa importante data se divide em dois visto que existe um Dia do Dentista no Brasil e outro que é considerado como o Dia Mundial do Dentista. Em ambos os casos, há um porque na escolha dessa data. Neste artigo falaremos justamente sobre quais são as datas comemorativas do Dia do Dentista e sua origem histórica. Vamos lá?

Dia do Dentista no Brasil – 25 de outubro

Falando primeiramente sobre o Dia do Dentista no Brasil, ele é comemorado anualmente a cada 25 de outubro, data que ficou conhecida, também, como o Dia Nacional da Saúde bucal. A escolha do dia 25 de outubro faz menção ao Decreto-Lei número 9.311, assinado nesta mesma data em 1884. Este importante documento mudou o rumo da odontologia no território nacional.

A partir da emissão deste Decreto foi criada a graduação que formou os primeiros profissionais dentistas do Brasil nos estados do Rio de Janeiro e da Bahia. Portanto, pode-se dizer que o Dia do Dentista no Brasil é uma comemoração que retoma este passo tão importante para a expansão da profissional entre os brasileiros, passo este que em 2017 completará 133 anos.

Vale ressaltar ainda que a regulamentação da profissão de dentista no Brasil ocorreu apenas em 1966, através da Lei número 5.081. Esta Lei prevê o exercício da carreira odontológica para todos os profissionais devidamente formados, que tenham obtido certificado com êxito nos colégios e universidades que oferecem o curso e que são reconhecidos por órgão competente.

Para trabalhar como dentista, o profissional também precisa ter seu diploma registrado além de se inscrever no Conselho Regional de Odontologia da sua região.

Dia Mundial do Dentista – 03 de outubro

Mas é claro que também existe um Dia do Dentista a nível mundial e a data comemorativa também faz jus a um importante acontecimento que envolve a história desta profissão. Comemorado em outubro, o Dia Mundial do Dentista é celebrado no terceiro dia deste mês e remonta o ano de 1840 quando, em Baltimore, Estados Unidos da América, foi criada a primeira escola de odontologia do mundo todo.

A Baltimore College of Dental Surgery ofereceu os primeiros certificados da profissão, formando dentistas que vieram de todas as partes do mundo para receber tal conhecimento e expandi-lo ao redor do globo.

Diferente do que se aprendia nas salas de aula da época, hoje devido às tecnologias lançadas o trabalho do dentista é muito mais detalhado e minucioso, podendo cada profissional fazer especializações que mais condigam com suas habilidades técnicas.

E quando comemorar o Dia do Dentista afinal? Se possível, todo dia! Mas, se for difícil, guarde essas duas datas como especiais: 03 e 25 de outubro. Aproveite para ler mais sobre a profissão e seus desafios diários nos outros artigos do nosso blog.