A importância do Inbound Marketing para médicos em épocas de crise

Inbound Marketing para médicos

Diante das mudanças promovidas pela transformação digital, os consultórios e clínicas precisaram buscar novas formar de conquistar e manter seus pacientes. Neste contexto, o Inbound Marketing para médicos é uma solução que auxilia na conquista de pacientes e divulgação do consultório.

Você sabe em que consiste essa estratégia? Entende o papel dela em tempos de crise? Então, recomendamos a leitura deste artigo. Nas próximas linhas explicaremos tudo sobre o assunto.

O que é Inbound Marketing?

Trata-se de uma estratégia de marketing baseada em atrair, converter e encantar os clientes. O Inbound Marketing consiste na produção e compartilhamento de conteúdos relevantes para o seu público-alvo, criando um relacionamento com ele.

Diferente de outras práticas do marketing, onde o objetivo é levar o produto ou serviço para o consumidor, o inbound marketing faz com que os clientes sejam atraídos pela sua marca e venham até sua empresa.

Ainda, o termo inbound marketing, em tradução literal, significa “marketing de atração”. Por isso, chamar a atenção do público é a principal proposta desta estratégia. Entre as suas principais características, podemos citar:

  • comunicação aberta: ao distribuir conteúdos para o público, você estabelece um canal de interação com ele;
  • continuidade: o inbound não busca interromper as pessoas. Pelo contrário, transmite-se a mensagem de forma contínua e quando for mais conveniente para elas;
  • maior engajamento: ao gerar valor e promover o relacionamento com os consumidores, você transmite maior confiança, o que faz com que se engajem com suas ações.

Etapas do inbound marketing

A estratégia de inbound marketing segue uma metodologia baseada em cinco etapas: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Cada uma dessas fases é essencial para a jornada do paciente e se complementam. A seguir, conheça um pouco mais sobre elas:

  • atrair: a fase de atração consiste em desenvolver esforços para gerar conteúdos de interesse para o seu público. Para isso você pode utilizar ações de tráfego orgânico (marketing de conteúdo para médicos e SEO) ou de tráfego pago (links patrocinados);
  • converter: após ser atraído pela sua estratégia, o visitante precisa se transformar em um potencial paciente. Na jornada do paciente, essa conversão ocorre quando ele de fato agenda a consulta engaja com seus conteúdos, passa aa seguir suas redes sociais e interage com sua marca no ambiente digital.
  • relacionar: embora haja a conversão do visitante, nem sempre ele está pronto para realizar a consulta naquele momento. Por isso, você precisa desenvolver outras ações que mantenham a comunicação ativa e o ajude a prosseguir na sua jornada;
  • vender: o objetivo do inbound marketing é nutrir o lead para gerar oportunidades de negócio. Nessa etapa, ele está pronto para adquirir o seu produto ou serviço. Portanto, em se tratando da jornada do paciente, é nesse ponto que ele agenda a consulta.
  • analisar: no marketing digital, você pode mensurar cada ação realizada. Com isso, você pode acompanhar a eficácia da estratégia e adotar medidas para otimizá-la.

Então, agora que você já entendeu o conceito dessa estratégia e conhece as etapas que compõem sua metodologia, precisamos falar sobre a aplicação do inbound marketing para médicos.

Como aplicar o inbound marketing para médicos em tempos de crise?

A pandemia do novo coronavírus trouxe um foco maior para o setor de saúde e para a importância do trabalho dos médicos. Embora seja um momento de crise, essa maior visibilidade favorece o desenvolvimento de uma estratégia de inbound marketing para médicos.

Assim, você oferece conteúdos que conscientizam os pacientes e se mantém presente no dia-a-dia deles. Desse modo, quando toda a situação acabar, eles lembrarão de você.

E não é apenas durante as crises de saúde que o Inbound Marketing se mostra uma excelente estratégia.

Crise em todos os setores tendem a esvaziar os consultórios, uma vez que as pessoas ficam mais vulneráveis às dificuldades econômicas e acabam priorizando outros gastos em detrimento das consultas médicas. Por isso, é essencial que a estratégia já esteja estabelecida quando esse momento chegar.

A seguir, conheça as ferramentas mais eficazes para colocá-la em prática.

Site otimizado para conversão

Dispor de um bom site médico é essencial para o sucesso de uma estratégia de Inbound Marketing. Isso porque ele desempenha um importante papel na atração e conversão de visitantes em pacientes.

Porém, não basta criar uma página simples e sem planejamento. Para que um site seja eficaz, ele precisa ser desenvolvido com foco e otimizado para conversão. Quando falamos de otimização, estamos falando do conjunto de técnicas de Search Engine Optimization (SEO).

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Ainda, a aplicação do SEO envolve aspectos presentes no site (on page) e fatores externos (off page). Com isso, os mecanismos de busca, como o Google, conseguem entender o conteúdo das suas páginas, contribuindo para uma melhor avaliação e posicionamento nos resultados.

Além disso, o site médico deve oferecer uma leitura agradável para o visitante, com linguagem acessível, precisa ser responsivo, adaptado a qualquer dispositivo, e proporcionar uma boa usabilidade, facilidade de navegação.

Blog

O blog é parte fundamental de uma estratégia de Inbound Marketing para médicos, especificamente de marketing de conteúdo. Essa ação consiste em produzir e oferecer informações de interesse do seu público, com o objetivo de mantê-los informados e de desenvolver a sua presença digital.

Ainda, para ter bons resultados com esse tipo de marketing, você precisa pensar estrategicamente cada conteúdo produzido para o blog. O objetivo é fazer o visitante passar por todas as etapas da jornada do paciente, conduzindo-o ao processo de compra.

Ademais, o marketing de conteúdo é uma estratégia de médio e longo prazo, mas capaz de produzir excelentes resultados, como, por exemplo, se tornar uma autoridade na sua área de atuação, aumentar sua visibilidade e fortalecer o relacionamento com o paciente.

Redes sociais

Se você deseja ter sucesso com a sua estratégia de inbound marketing para médicos, você deve considerar as redes sociais no seu planejamento. Isso porque são plataformas com milhares de usuários que podem se tornar seus pacientes.

Além disso, o potencial dessas redes possibilita que a sua mensagem chegue a um grande público, ultrapassando as barreiras físicas e territoriais. Com isso, você e seu consultório ganham visibilidade e encurtam o caminho para se tornar uma autoridade digital.

Porém, para fazer o melhor uso das redes sociais, é importante conhecer as particularidades daquelas mais eficazes para profissionais de saúde. O Facebook, por exemplo, ainda é a plataforma com o maior número de usuários no mundo, sendo um espaço favorável para responder dúvidas dos pacientes e compartilhar conteúdos do seu blog.

Ainda, o Instagram é uma rede voltada para conteúdos em vídeos ou imagens. Por isso, é muito recomendada para profissionais de áreas relacionadas à beleza, tais como, dermatologistas e nutrólogos. 

Por último, o YouTube é uma das principais fontes de informações dos usuários. Em função dos inúmeros tutoriais e vídeos explicativos, trata-se da rede ideal para produzir conteúdos relacionados à dicas de saúde, orientações de tratamentos e apresentar inovações tecnológicas.

E-mail marketing

O e-mail marketing ainda é uma ótima ferramenta para se relacionar e fidelizar pacientes. Por meio dele, você pode compartilhar os artigos do seu blog, enviar orientações de preparo e pós-operatório e divulgar novos serviços oferecidos no consultório.

Além disso, o e-mail marketing também é utilizado para melhorar a experiência do paciente, através do envio de mensagens de felicitações em datas comemorativas e do compartilhamento de pesquisas de satisfação.

Enfim, todo profissional de saúde que deseja se adequar à transformação digital precisa considerar a implementação de uma estratégia sólida de marketing médico. Assim, você se posiciona e se diferencia da concorrência.

Portanto, para desenvolver suas ações de inbound marketing para médicos, comece pela análise da concorrência. Em seguida, conheça o perfil do seu paciente e planeje estrategicamente cada etapa do processo de conversão.

Caso ache melhor contar com ajuda de uma empresa especializada, entenda nesse artigo como o iMedicina facilita os eu marketing médico: Marketing médico para consultórios: 4 razões para escolher o iMedicina

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